sábado, 8 de junho de 2013

Dart De Luxo 1974 Vermelho Índio

                           Para viver ou pelo menos sobreviver neste mundo, o cara não pode colocar muito sentido no que os outros dizem. Mas...colocar isto em prática não é coisa fácil!! Por mais irrelevantes que sejam as palavras e procurando ao máximo não se ater a asneiras, tem algumas difíceis de digerir!
                       Entre as inúmeras desqualificações da nossa imperfeita raça está o fanatismo, tanto em âmbitos religiosos, como nos políticos e principalmente nos que dizem respeito a matéria. Defeito este que assola o ser humano e que está diretamente relacionado com a ignorância, numa proporção de 1/1. Quanto mais fanático o sujeito é, mais ignorante!
                               Não sou contra as pessoas que se apegam a uma determinada religião, seja ela qual for. Até acho que a grande maioria precisa de uma. Bem ou mal, são poucas as pessoas que conseguem discernir sobre o que é certo ou errado sem esta bengala! Por mais que os agnósticos digam o contrário, sei que inúmeras pessoas precisam deste amparo.
                            Da mesma forma não discuto política, é um tema que realmente evito falar, pois não acredito neste sistema falido e bandido. Até podem existir bons políticos, eu propriamente não conheço exemplar algum. Me aponte um político honesto que de imediato te apontarei uma prostituta virgem, nesta exata proporção.
                                Bom , seguindo meu raciocínio, o fanatismo material não perde em nada para os outros dois citados acima. E talvez seja o mais comum e fácil de ser encontrado, é só entrarmos na internet. Faz já algum tempo participo do Facebook. Minha gente, ali eu vejo cada coisa absurda que por vezes sinto vergonha da raça humana, até onde vai a nossa burrice?? É sabido que a grande maioria dos brasileiros não gosta de ler, escrever então... só se for asneiras! E a comprovação desta afirmação que lhes escrevo aqui é visível e  gritante nesta rede social.
                             Um dos maiores nichos do fanatismo são, em sua grande maioria, os objetos de desejo do ser humano. São aqueles em que um ser que se acha inferior precisa, obrigatoriamente, ter um bem melhor do que o do seu semelhante, ao qual acha superior a si! Criado este "habitat", proliferam os motivos pelos quais as pessoas escrevem asneiras, e sem perceberem, se tornam ridículas! É o total desconhecimento de causa, principalmente nos assuntos que lhes interessam. Isto é o que mais me deixa perplexo! O sujeito gosta de determinada coisa e não vai ao encontro da qualificação. Um deles, o propósito deste texto, são os carros em geral.
                            Totalmente desnecessário repetir sobre a minha preferência no assunto, lógico, o próprio nome deste blog fala por mim mesmo. Mas nem por isto deixo de apreciar e até mesmo desejar outras marcas e modelos de carros!   Uma das coisas que eu mais abomino em um carro é quando seu infeliz proprietário o tira da originalidade, tanto na parte estética quanto mecânica. Mas é neste ponto que entra o direito de cada um! Eu também já fiz isto!! Cada pessoa tem um gosto, se é certo ou não, cabe a ele apreciar.
                     Alguns meses atrás percorrendo as inúmeras postagens que as pessoas colocam no Facebook, me deparo com a foto de um Opala com motor de Dodge. Nunca tinha visto tal anomalia, mas como é sabido que de cada 8 entre 10 donos de Opala, mesmo sem admitir, mas, se pudesse optar, colocaria no cofre do seu carro um V8-350" (Chevrolet). Ou melhor, gostaria que seu Opala tivesse saído de fábrica com o 350"!
                            Mas, como disse antes, o gosto de cada um é pessoal e intransferível, portanto, não dei muita bola até começar a ler os comentários da referida foto. É nestas horas que se percebe o quanto nós, seres humanos, somos piores que animais! Os comentários ali feitos eram de todo gênero, elogiosos, gozadores, imparciais e ... burros!! Vou me ater... digamos... no último, ou seja, nos "menos inteligentes":
                                Em um dos comentários um elemento teve a (in)capacidade de escrever que o dono tinha estragado o Opala por ter colocado um "lixo" de motor como o do Dodge.
                              Bom... com certeza não acho que o dono do Opala foi feliz na sua escolha, mas um comentário como este  é no minimo ignorante!! Para afirmar tal coisa, qual qualificação este sujeito do comentário tem sobre carros, ou motor?? Especificamente sobre Dodge?? Acho que nada, pois só um acéfalo chama o 318 de lixo comparado ao motor de um Opala !!
                               Eu aprendi a dirigir em Opala, gosto muito deles, andei nestes carros zero quilometro. Meu pai teve 7, todos tirados zero das agências. Nas décadas de setenta e oitenta andei e dirigi Opalas de 4 e 6 cilindros, motores 151", 151"-S, 153", 230", 250" e 250"-S. Os 4 cilindros tem um motor resistente, mas relativamente fraco em desempenho, assim como o 250". O canhão da turma é o 250"-S, este motor levou os Opala a glórias e desejos no passado.
                             Não posso afirmar, mas acho que uma grande parcela dos fanáticos não sabe o que significa a relação entre o 4100 e o 250. Digo isto porque no passado, lá no final da década de setenta, tive uma discussão com o chefe da oficina da agencia Chevrolet aqui de Taquara. Na época, em uma determinada conversa,  fiz referência a um Opala Comodoro que estava ha venda na vitrine da agencia. Lhe perguntei sobre qual motor tinha, se 250 ou 250-S. Visto que nele havia a plaqueta 4100 no cantinho do pára-lamas. Ele com grande soberba e pretensa superioridade me indagou: -"Como assim, 250 ou 250-S???? O Opala 6 cilindro tem dois motores, um é o 4100 e o outro é o 250-S". Naquele dia eu comecei a perceber o quão tênue é a linha que divide o conhecimento dos desqualificados! Virei as costa e fui embora.
                                Se naquela época o Chefe da oficina da agencia Chevrolet não sabia que 4100cc = 250"3 (polegadas cúbicas) , imaginem hoje??  E por  aí vai, isto é só o começo! Portanto, professor precisa de qualificação!! Ninguém pode querer dar aula sem conhecimento de causa. Se tu não dominar um assunto, o melhor é fechar a boca e escutar!
                               O Opala tem inúmeras qualidades, é macio e confortável, prazeroso de guiar, confiável e durável. Quando novos foram melhores do que os Dodges em algumas coisas, pior em outras. Assim são os carros. Algumas vantagens que sempre achei relevantes no Opala foram posição de dirigir, altura dos bancos, facilidade de manutenção e localização de peças. Mas me desculpem os apaixonados (não fanáticos) pela marca Chevrolet, a mecânica do Dodge, e motor nem se fala, é "n" vezes melhor que o 250-S!!  Escrevo isto com propriedade de quem dirigiu estes carros novos, tanto Opala, Dodge e Maverick.
                                Eu as vezes me pergunto de onde vem o fanatismo de certas pessoas pelo Opala 250-S?? Sera a relação desejo/inconsciência??? Analisem comigo um detalhe: O motor do Opala 6 cilindros, originalmente é 230" (3800cc) !! No seu lançamento, mesmo o Opala não tendo um concorrente direto, pois o Galaxie sempre esteve em um patamar muito acima de qualquer outro, a GM percebeu que o motor 230" era fraco para o Opala, assim como a Ford fez com o ótimo 272" do Galaxie! Então a Chevrolet aumentou sua capacidade para 250", melhorando sensivelmente.
                                 Tudo bem, em meio a isto (1970) a Chrysler lançou o Dart, com um tremendo de um V8, até hoje o maior motor já fabricado no brasil, ao qual, também não concorria e ameaçava o Opala, pois o  Dart estava mais para o Galaxie e não para o Opala. Portanto a vida do jovem Chevrolet seguia bem com seu 3800/4100cc, sem concorrentes diretos em sua categoria! Até que... em 1973 a Ford lançou o Maverick, concorrente direto do Opala!! Carros de mesma faixa de mercado! E junto do novo Ford veio o 302-V8",  neste momento a GM sentiu-se ameaçada.
                                O Maverick GT 302-V8 chegou no mercado assustando a concorrência!! A Chrysler já tinha o Charger RT, que a bem da verdade, em 1973/4 , era superior em tudo ao Maverick, mas o Opala não!! O SS 4100-250 não chegava perto dos pés do 302-V8. Qual solução imediata a GM se obrigou a fazer?? Anabolizar novamente o 230"!! Com consecutivas doses de veneno a Chevrolet foi gradativamente transformando o velho e ultrapassado 230" em 250" e depois em 250-S, dando sobrevida a um capenga, bom, mas capenga!
                              Imaginem se a Chrysler tivesse transformado o já poderoso 318" em 360" e depois em... 360-S ??? Onde iria parar o Opala??? E a Ford, se tivesse feito o mesmo com o 302??  Pulasse para 350" e 350-S ?? Mas não!! Bem ao contrário da Chevrolet, com o passar do tempo a Ford e a Chrysler  tentavam desesperadamente sufocar os seus motores!! Pois o consumo era algo vital na continuidade dos seus modelos com motores V8.
                              Uma coisa eu digo de certeza, um V8 , seja qual for, sempre vai ser melhor do que um L6, que sempre será melhor do que um L4, é simples assim! Matemática não é, e nunca será, física! Não se iludam, o V8 é um V8!! Este pode sim ser melhor do que um V10 ou V12. Haja visto o que já fizeram na Fórmula 1, 24 horas de Le Mans entre outras. O V8 é um motor de respeito, seja velho ou novo. Eu adoro Opala, mas por favor...
                             Cada um destes maravilhosos carros tem suas qualidades e defeitos, só que para aponta-los, primeiro precisa conhece-los na prática. Não é no disque- disque, me falaram, ouvi dizer, etc, etc!! Quem de vocês teve os três?? Dodge/Maverick/Opala ?? Estou falando em carros originais, clássicos!! Sem estas porcarias que são vendidas nestas lojinhas tipo macdonald!! E vou além, quem dirigiu os três modelos novos, na época?? Não agora com esta palhaçada de dizer que "comprei um carro zero"!! Com 10milkm!! Quando vai ver o carro é mais Chines do que brasileiro!! Tomado de peças ching-lig!! Outra coisa absurda, o sujeito lê uma revista de testes e diz que aquilo é lei!! As matérias eram pagas , assim como hoje.
                              Quando estes carros eram novos, na época, o Maverick V8 era imbatível nas pistas e ruas, isto é INCONTESTÁVEL!! Doa a quem doer!!! Um dos motivos pelos quais foi criada a categoria Turismo 5000 foi a de que os Maverick`s ganhavam TODAS as provas em que participavam.
                               Para quem não entendeu, leia:

                              Os Opalas bateram vários recordes, mas precisamos entender que naquela época motor V8 era tabu, um mito! Peças de alta performance?? Não existiam!! Era proibido qualquer tipo de importação, os raros quadrijets que haviam por aqui eram cobiçados a preço de ouro!! As histórias que corriam eram de que os motores V8 desapareceriam da face da terra! Então, quem investiria em cima de uma coisa falida??? A Chrysler faliu, a Ford descontinuou com seus automóveis V8, o mundo dizendo que o petróleo estava no fim!! Qual resultado?? A Chevrolet cresceu os olhos e injetou tudo nos 250-S, culminando com a morte dos V8. Na época a barbaridade foi tanta, o nível ficou tão baixo e deprimente que depois desta fase épica, até carro com motor CHT e AP se achavam no pretenso direito de (querer) ser esportivo e andar por cima. Só no país das bananeiras, mas esta é outra história.
                        Uma das provas do que escrevi acima é a matéria veiculada na época, postada logo abaixo, esta foi apenas uma entre milhares:
Reportagem da revista 4Rodas, início dos anos 80
                              Os nossos Dodges nunca se deram bem em disputas com seus rivais nas pistas. Os motivos eram variados, peso total, desproporção entre eixos, desaderência dianteira, entre outras coisas. E não foram poucas as tentativas com ele nas pistas, no princípio usavam Charger's e Dart's cupes, depois descobriram que os Dart's sedans eram os mais estáveis nas curvas. Foram usados aos montes, mas nunca nenhum deles logrou exito em relação aos diabólicos Maverick's! Em compensação no uso diário, em viagens, foi imbatível! Superado em conforto apenas pelo glorioso Galaxie, mas de uma superioridade incontestável  em durabilidade e potência. Dos brasileiros foi o único e notório puxador de treiler e reboques, então não falem do 318!! Até hoje sinônimo de força é Dodge!
                                  Na década de 70 eu e alguns amigos seguidamente olhávamos as corridas de Turismo 5000 no autódromo de Tarumã. Só quem viu isto ao vivo pode falar, fico arrepiado de lembrar do ronco e o aspecto poderoso dos Mavericks naquela pista. Hoje em dia podem existir centenas de carros que andem mais e melhor do que os nossos antigos, mas nunca me trarão de volta o prazer que eu sentia naquela época. A gente saía do autódromo "loqueando", um prazer que não vai voltar.        

Eu estive lá neste dia!


                        Pergunta de um leitor a uma revista, primeira metade da década de oitenta. O sujeito perguntava onde andavam os Maverick's de Turismo 5000 e porque não participavam mais de corridas no brasil?? A resposta é... cruel para que desdenha o 302
E aí??

                         Só para relaxar, por muitos anos este Gran Sedan da reportagem foi meu objeto de desejo, existe combinação de cor mais linda?? Que sobriedade, este em particular, ganha até de um LeBaron! O ano é 1977, será que o Opala Comodoro da época seria páreo para ele??
Se for com caixa automática então...

                   Hoje eu estou muito inspirado na defesa do Maverick, então peço só mais um pouco de paciência.
                     Uma questão muito comentada pelos inimigos (talvez invejosos) e de digamos... muita pressão em cima dos Maverick`s é que o mesmo sofreria de um grande mal... o superaquecimento! Eu já falei e repito agora meu pensamento a este respeito: -Galaxie ou Maverick com motor 302 só ferve por um único motivo... o dono! Eu tive dois Maverick V8, inúmeros Galaxies e nunca passei por isto! Agora sejamos honestos, o sistema de refrigeração dos dois carros é sub dimensionado e poderia facilmente se tornar super dimensionado. O radiador dos dois é pequeno, se colocarmos um radiador de maior capacidade, acaba o assunto!! Então, esta questão não tem nada a ver com o 302!!!
                     Outra coisa, já vi mecânicos picaretas tirarem o defletor de ar do radiador  destes carros, em hipótese alguma isto pode ser feito, ferve direto!! Mas como santo de casa não faz milagre, segue um texto extraído de uma conceituada revista da década de oitenta. Um sujeito enviou uma pergunta aos jornalistas, se referindo exatamente sobre isto. E olhem a resposta!
Na tarja branca, na parte esquerda, sublinhado, esta a resposta dos editores da revista  sobre a questão levantada pelo leitor: Maverick V8 ferve??
                     
                                         Hoje estou com vontade de escrever, então...virando a página!

                     De todas as coisa que já comi, posso dizer de certeza que meu prato predileto é um churrasco! Pode ser gordo, magro, mal ou bem passado, não importa. Um churrasco tem no minimo três coisas que me deixam louco, eu e provavelmente toda torcida do Inter e do Grêmio: O aroma, o visual e o gosto! Não tem igual!! Quando um vizinho aqui perto esta fazendo um, o cheiro é "insuportável" para mim, a vontade é de ir até a casa do sujeito e sentar na mesa dele. O que obviamente deve acontecer com eles  quando eu faço os meus!   
                             Bueno, mas de uns tempos para cá, um sentimento me angustia profundamente. É pensar nos coitados dos bois que são cruelmente abatidos para saciar este desejo animal do ser humano. Quem nunca foi em um abatedor não imagina do que eu esteja falando, é cruel!!  Quando o boi entre no brete ele sabe o que vai acontecer. O olhar de todos os animais é bom, é carinhoso, amigo. O único olhar maligno que conheço é o dito humano! Que merda!!
                           Alguns dias atrás, conversando com um sujeito ignorante, mas muito mais inteligente que eu, disse: "-Cuti, pensa bem. Se o homem for extinto, a terra segue e se recupera em algumas dezenas de anos. Quando qualquer espécie de animal de extingue, há um desequilíbrio ecológico. Esta espécie extinta vai acabar extinguindo outras, em cadeia como efeito cascata! Isto acaba acarretando uma super população  de algum indivíduo, o que é nocivo! Ao contrario da nossa raça, ou seja,  o homem é o ÚNICO animal da terra que se for extinto, salva o planeta! O ser humano não faz diferença nenhuma na terra, não fede e nem cheira!!! E o mais impressionante de tudo isto??? Ele se acha o ser MAIS IMPORTANTE da terra!!!
                             Quando começo a pensar nisto tenho a certeza que deveríamos  mudar nossos hábitos, mas como?? Tudo que eu disse acima sobre cheiro, sabor etc, é inigualável!! Ai começo a aprofundar mais meus pensamentos, em todas as atrocidades cometidas pelo homem em nome do progresso (???) . O homem é o maior babaca que existe sobre a face da terra!!! Pensa somente, só mesmo, em futilidades e em si mesmo. É incapaz  de ver o futuro que está preparando. As pessoas estão desmatando a natureza, poluindo os rios e mares, consumindo futilidades desnecessárias, construindo carros plásticos, prédios, celulares, infinidades de porcarias e... fazendo... fazendo... filhos desordenadamente!!!!!!!! Para que???? O mundo vai a passos largos em direção da automação humana, a grande maioria já vive como um robô !


                             Mas,  falando em churrasco, o que apesar de tudo... é delicioso e sempre me trás lembranças boas, este Dartão Índio da postagem de hoje, me foi apresentado em frete a Churrascaria Vitória, aqui em Taquara!!
                             Passava do meio dia, estava sentado à mesa da Churrascaria, escuto um ronco peculiar, olho pela janela e vejo o Dart! Logo pensei, os Ciganos vieram buscar carne!! Digo isto , porque já havia visto de passagem este mesmo carro em um acampamento deles aqui na cidade. Mas, quando vejo ao volante, um conhecido meu, não cigano.
                              Este entrou na churrascaria e eu acenei com o braço lhe chamando para sentar na minha mesa. Já havia almoçado e como meu amigo não tinha vindo ao restaurante para almoçar, ficamos de prosa! Ele me disse que tinha comprado o Dart dos Ciganos, e estava gostando. E realmente o carro era bonito, pintura um pouco queimada pela falta de garagem e consequentemente castigada pelo sol e pela chuva, mas bem íntegro.
                              Instantes depois saímos e pela primeira vez fui olhar o carro de perto. Logo de cara também gostei do Dart e  não perdi tempo em fazer um proposta. O meu amigo ficou pensativo, mas naquele dia não fechamos negócio. Disse ele que iria pensar e também queria andar um pouco com o Dodge pois tinha comprado à poucos dias.
                              Passados dois ou três meses o sujeito me procurou oferecendo o carro. Fechamos negócio e assim contabilizei mais um Dodge no rol. Segue uma foto de jornal para ilustrar a viatura.

          
                             
                              Na próxima postagem Dodge Dart 1974 

66 comentários:

  1. Cuti, eu sempre me divirto com essas comparações entre 250, 302 e 318. É cada asneira que a gente escuta. Alguns opaleiros acham que o Opala perderá a "alma" se colocar um V8. Um pensamento curioso e ilógico. Mas pra te falar a verdade, eu nem discuto mais isto. Pra mim é como política e religião. E olha eu eu tenho um Opala...

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, um dos melhores artigos que já lemos sobre carros clássicos. Digno de republicação em outros meios. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, um dos melhores artigos que já lemos sobre carros clássicos. Digno de republicação em outros meios. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Cuti,

    mais uma deliciosa aula, de carros a churrascos.

    Eu tive (e tenho) a trindade dos carros nacionais, Dodge Charger R/T, Maverick GT e Opala 250S. Além deles, tempo um Landau imaculado com 32 mil km.

    Gosto de todos os meus carros, cada qual tem suas particularidades: nada se compara ao Landau em conforto e qualidade de construção; o Dodge tem o melhor equilíbrio entre potência e conforto; o Maverick é um animal para andar e o Opala é ótimo na cidade e em viagens curtas.

    Não gosto de clubes de fanáticos que depreciam os carros de outras marcas; o barato é exatamente saber apreciar as virtudes de todos, sem preconceitos.

    Grande abraço amigo.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Rei
      Cara, quando estava escrevendo sobre estes três maravilhosos exemplares da nossa frota, tu foi o amigo que pensei como mais felizardo!! Possui os três e para completar ainda tem a maravilha do Landau!! Quando eu crescer quero ser igual!!!!!! Parabéns pelos teus carros e pela tua serenidade! Tu é um exemplo à ser seguido!
      Grande abraço

      Excluir
    2. Neca, e tu é minha irmã do coração! Bj

      Excluir
  5. Tente eligiar, em blogs de discussão sobre carros ou redes sociais, o Ford Del Rey! Logo aparecerão vários "entendidos" se referindo ao modelo como "lixo". Por que o Del Rey seria um lixo? Só porque "anda" menos que o Monza - sendo que sua proposta não é performance? Mas como o Cuti definiu bem, não passam de fanáticos e ignorantes, pois não respeitam o gosto alheio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo
      Prezado amigo,é bem complicado mesmo. Estas coberto de razão em teu comentário. Na grande maioria das vezes se tornam fanáticos por não aceitarem opiniões diferentes, mesmo que estejam errados! Cabe a nós escutar e aceitar! É difícil né??
      Obs:
      Gostaria que o amigo colocasse seu nome no comentário
      Grande abraço
      Cuti

      Excluir
    2. Está certo, Cuti, não me apresentei. Meu nome é Sandro Alves Lima. Parabéns pelo blog!

      Excluir
    3. Caro Sandro
      Obrigado pela apresentação, é bom sabermos com que nos relacionamos. Grande abraço e obrigado por participar do blog

      Excluir
  6. Quem te conhece, sabe... ser autêntico, corajoso, franco, comprometido com a verdade, sempre foi a tua marca registrada!... Em tempos de cabeças massificadas pela mídia, então, essas tuas qualidades se tornaram ainda mais admiráveis e raras! Destes uma aula e tanto, mestre Cuti! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Cuti, como dono de dois opalas sou obrigado a comentar: concordo plenamente com o teu ponto de vista. Odeio o fanatismo, principalmente entre opala x maverick. Ficam tentando provar superioridade como se fosse camaro x mustang. Eu tenho opala porque é o antigo que eu posso ter. Se pudesse teria um Maverick, um dodge, um galaxie, um landau ou todos eles.

    Sabe que até entre os opaleiros rola um certo preconceito? É muito irritante, mas para alguns o motor 4 cilindros não tem virtudes, quando a gente sabe que um 4100 original nem é tão valente assim.
    É muito legal ter carro com motorzão. Mas pra mim esses clássicos são mais que bons motores. É estilo, conforto, é o prazer de andar a 40 km/hora. Em dois anos com meu opala andei 23 mil km, um 4 cilindros que não me deixa na mão.

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo Renon
      Como é prazeroso o fato de saber que não somos mal interpretados! Quando estava escrevendo, pensei várias vezes em apagar tudo e falar sobre outras coisas. Sei que muitas pessoas que leem o blog tem Opala, e logicamente pensei que muitos poderiam não gostar do que leram ou até dizer que o fanático sou eu. Eu amo dodge de coração e o protegido na postagem foi o Maverick, então , esta tese cai por terra!
      Concordo plenamente com teu comentário, do inicio ao fim. Eu gostaria de ter todos eles, uma garagem cheia!!! Mas sem estas de comparação!! O nosso amigo Reinaldo Silveira é que está certo!! Tem todos, e ama cada um ao seu modo,este é o cara!!
      Outra coisa que tu está coberto de razão, carro antigo é pra curtir a 40km/h, todo resto é sem sentido!
      E te digo mais, os 4 cilindros duram mais que o 6. Meu pai viajava direto com eles, usava e abusava dos 4 cilindros. Foram vários que ele rodou 400 mil quilômetros sem reforma de motor! Nenhum 6 que eu conheço rodou tanto sem reforma! É como eu disse, muitas pessoas falam sem pensar, simplesmente porque não conhecem ou não viveram na prática.
      Grande abraço meu amigo e obrigado pelo comentário!
      Cuti

      Excluir
  8. Ser um estudioso voraz, corajoso, franco, comprometido com a verdade, sempre foi a tua marca registrada... Quando o assunto é o teu ofício/paixão, então, melhor é escutar e aprender! As vezes te imagino com cem anos, debruçado sobre os teus grossos manuais, com as mãos enegrecidas de graxa, na busca incansável por nada menos que a perfeição!
    Te amo mestre!

    ResponderExcluir
  9. Ser um estudioso voraz, corajoso, franco, comprometido com a verdade, sempre foi mesmo a tua marca registrada!... Quando o assunto é o teu ofício/paixão, então, melhor é calar e aprender!... As vezes te imagino com cem anos, debruçado sobre os teus vastos manuais, com as mãos enegrecidas por alguma peça, na tua incansável busca pela perfeição absoluta! Te amo, mestre!

    ResponderExcluir
  10. Ser corajoso, forte, estudioso voraz, perfeccionista, sempre foi mesmo a tua marca registrada. Quando o assunto é o teu ofício/paixão, então, melhor mesmo é não discutir, calar e aprender!... As vezes te imagino com cem anos, debruçado sobre teus vastos manuais, com as mãos enegrecidas por alguma peça, na tua incansável e eterna busca por mais conhecimento e perfeição! Que bom nos sabermos eternos, assim, nunca, nada estará perdido! Te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida.
      Obrigado pelo teu reconhecimento, que para mim é o maior e mais importante. De tudo que aprendi de bom nesta vida, grande parte devo à ti! Agradeço ser o felizardo em poder compartilhar teus momentos.
      Te amo!

      Excluir
  11. Ola Cuti,
    Como vai meu amigo !!!

    Adorei tua postagem e gostei muito do comentário do Renon. Tambem concordo 100% com o comentário dele.
    Não sou tão conhecedor do assunto como tu; mas já tive meu Dart, meu Charger R/T, um opala SS-6, e um opala standart 4 cilindros que hoje estampa a capa da revista Opala & cia Ed. 039 c/ o atual dono, meu amigo Rafael Maciel de Floripa. So me faltou o Maverick....
    Concordo que cada um tem a sua preferencia por um determinado carro e respeito isso, não gosto de fanatismo. Sinto saudades do meu Charger R/T 1978, apesar de ser criticado por muitos “dodgeiros” por que o 78 tem aquelas faixas largas e o meio-teto de vinil “las vegas” (assim como os opalas), mas na minha opinião é o modelo mais bonito e tive a sorte de ter um exatamente assim!!!....fui o 2º dono do R/T branco c/ marron, era um carro muito inteiro e me deu muitas alegrias, um amigo apaixonado por opalas ate hoje me diz que nunca dirigiu um dodge tão bom como o meu...
    Tambem sinto saudades do meu opala standart 1979 4 cilindros (também muitos comentários por “opaleiros”que o carro era lindo mas faltavam 2 cilindros!!!) mas para mim era perfeito, um ótimo carro que me trouxe muitas alegrias: 1ª - na minha infância; em 79/80 meu tio (proprietário que adquiriu o opala zero km) me colocava no colo e largava o volante para eu ainda criança guiar o opala, quando ele faleceu minha tia ficou c/ o carro que era a paixão dele. Ainda criança pedi a ela que o dia q pensasse em vender o opala, que fosse para mim. E ela cumpriu a promessa.
    2ª – quando me casei o opala ainda era da minha tia e ela levou a minha esposa ate a igreja no opalão!!!.....foi inesquecível para mim ver minha esposa descendo do opala vestida de noiva para se casar!!!....esse foi o motivo dela tb. adorar esse carro.
    E depois tem inesquecíveis viagens e passeios a bordo dele; passaria horas escrevendo destes dois carros que me deixaram saudades. Ate hoje não entendo por que vendi os dois, acho que nunca entenderei!!!!
    Depois tive alguns carros digamos “comuns” que não me empolgaram muito mas que cumpriram bem seus papeis e nunca me deixaram na mão: marajo, passat, kadett, corsa....ate que hoje tenho um carro que voltei a apreciar muito, assim como no passado. É um Ford Focus sedan Ghia automático 2005. Como faço muitas viagens à Santa Maria para visitar minha filha q estuda na UFSM, é uma carro (assim como todos os Ford) muito confortável, e que me da muita satisfação ao dirigir. Foi ótimo adquirir este carro por que pude voltar a sentir aquele prazer de dirigir como sentia no meu R/T e no meu opala. Já que hoje esta financeiramente complicado de adquirir um dodge, vou ficar a bordo do meu focus por um bom tempo, mas espero ainda ir te visitar com um novo R/T (automático).
    Lembrando agora Cuti, eu tenho uma ótima relação com a tua cidade: Taquara; so me trouxe alegrias: em 79 meu tio adquiriu o meu opala 0km na Stefen; minha filha nasceu no hospital de Taquara; e tenho um grande amigo dodgeiro em Taquara, que é tu.

    Forte abraço meu amigo

    Joel Stüker,
    Sapiranga

    ResponderExcluir
  12. Fala Cuti!

    É praticamente impossível discutir com um fanático. Eles ignoram a lógica, números e resultados.
    Infelizmente já vi muitos assim no meio automobilístico. Concordo com o seu pensamento.

    Dos nacionais antigos, me identifico mais com os Dodges. E olha que eu tenho um Opala há muito mais tempo. Acho o Maverick o que mais tem cara de esportivo, mas não curto muito do jeito de dirigir. Fazer este tipo de comentário perto de alguns "fortes entendidos" é praticamente uma heresia. Simplesmente não escutam, mesmo que seja uma posição bem particular e querem te convencer que o seu gosto está errado (???).

    Tenho dois amigos que tem Opala 350 V8. Te digo com toda certeza: fica espetacular. Um carro leve com um puta motor. Pra quem procura performance então, o 350 tem uma das melhores opções de peças esportivas. Ao invés de olharem para o carro com curiosidade, já vi muitos opaleiros torcerem o nariz e simplesmente dizer que o carro "perdeu a alma". Eu não colocaria um V8 num Opala porque já peguei medo de adaptação, mas depois do resultado pronto só um ignorante total para não perceber o quão melhor o carro ficou. Deveria sair de fábrica assim.

    Lamento muito por esta necessidade exagerada de provar que a opção do outro é ruim porque é diferente da sua. Nem discuto com gente assim.

    Acho a coisa mais linda quando saio com alguns amigos na rua, cada um com seu esportivo nacional: Opala, Maverick e Dodge. Porque não apreciar os 3?

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leroi
      Totalmente pertinente teu comentário!! Tocou em um assunto que queria ter escrito e esqueci. O 350 da Chevrolet é um dos melhores motores V8 já fabricados, é simplesmente um espetáculo! E entre os três citados, o Opala leva uma vantagem enorme no quesito posição de dirigir. o dodge com aquele sistema "fulero" de reclinar o banco é ridículo!! Depende da pessoa nunca acha a posição ideal. E o Maverick é pior deles, os bancos são baixos e o capô é alto, para uma pessoa de baixa estatura é horrível.
      Com toda certeza sensatez humana é digna de elogios, do contrário fica bem difícil!
      Grande abraço meu amigo!

      Excluir
  13. Grande Cuti! Já tive Opala de luxo 1973 4cc e hoje tenho um Dart 1974 vermelho índio, os Opalas são carros muito bons de dirigir, mas não tem como comparar mesmo com Dodge, muito legal a postagem...
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Carlos Schlindwein
      Vi as fotos do teu Dodge no Facebook, vai ficar espetacular! Parabéns.
      Muito obrigado pelo comentário
      Grande abraço

      Excluir
  14. fala cuti ja faz um tempo que acompanho seu blog e so agora resouvi comentar.quero parabenizar você pelas lindas historias e dizer que eu adorei ler todas elas e ficar imaginado as cenas rsrs. eu concordo com o que você disse v8 é v8 eu sou um grande fa de carros classicos nacionais (opala,maverick,dodge) eu teria todos os tres sem pensar duas vezes! eu realmente gosto muito de opalas é um carro bacana que ainda nao esta tao complicado para achar peças.mas eu trocaria meu opala por um bom muscle car americano ainda mais um mopar! (amo o charger 68) mais é isso ai cada um tem suas ideologias e suas maneiras de viver sendo certas ou erradas!
    fica com deus e estou ansioso para mais historias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Nilon
      Acho que a grande maioria dos apaixonados pelos carros antigos brasileiros compartilha tua ideia, eu me incluo neste rol. Gostamos de Opala/Dodge/Maverick, não necessariamente nesta ordem. Talvez o fanático não goste de nenhum deles, mas como tem problemas cria caso!
      Muito obrigado pelas visitas ao blog, espero que comentes mais de agora em diante
      Grande abraço
      Cuti

      Excluir
  15. Olá Cuti, tudo tranquilo. Muito bom ler mais uma postagem sua. Gostei daquela parte que você diz"Hoje eu estou muito inspirado na defesa do Maverick", realmente ouvir o ronco desses carros em um passado próximo não tem comparação atualmente e nem o mesmo charme.Quanto aos fanáticos, neste mundo existe de tudo, incrível como ainda tem dono de maverick que fala motor "canadense". Mas enfim, como diz meu Pai"neste mundo tem louco pra tudo". Estive vendo algumas coisas suas no Facebook e as fotos são muito boas, parabéns. Fique com Deus, você e tua família, pois pelo que vejo é uma família feliz como eu sou com a minha. Até Mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jailson
      Tudo tranquilo meu amigo! Obrigado pelo elogioso comentário, é sempre bom ler e sentir o que os amigos acham a respeito do que leem!
      Bem lembrado o o assunto do "canadense"!!!! Outra coisa que queria ter escrito e acabei esquecendo! São tantas as coisas em que se poderia falar sobre as besteiras que escutamos e iremos escutar, que acabo esquecendo de várias. Mas esta do Porto Canada muito pouca gente sabe. Alguns poucos 302 vieram do México, eles tem uma aleta na parte dianteira do bloco. Mas a grande maioria é USA até 76, daí em diante é nacional.
      Grande abraço meu amigo

      Excluir
  16. Grande Cuti!

    Acho que essa postagem, literalmente falou tudo .
    O que eu tenho para falar à respeito da " TRINCA ", como nós falamos naquele churrasco no antigo escritório oficina é o seguinte.
    Acho que poucos aqui sabem, mas nasci Fordeiro. Sou um dos maiores doentes pelo Ford Maverick que pode existir nos quatro países em que ele foi fabricado. Gosto deste carro desde os meus seis anos de idade, e hoje estou com trinta. Tive o grande prazer de ter como primeiro carro um GT 74 Branco Nevasca que ficou durante dez anos na nossa família.
    Nunca tive um Dodge! Mas já andei e dirigi por várias vezes esses carros e aprendi à gostar muito deles também. Para mim, nada como o desenho clássico de um bom e velho Dart. Linhas retas e vincadas como aquelas são difíceis de superar. Sem contar o V8 é claro.
    Hoje como o amigo sabe,à quase um ano atrás voltei à ser proprietário de um carro antigo. E por obra do destino, acabei comprando o último da minha lista de preferências. O Opala.
    E posso dizer que gosto muito deste carro, é confortável, é íntegro e também por possuir uma configuração bem rara.
    Admiro o três carros, cada um com as suas particularidades.
    O que importa mesmo na minha opinião é curtir essas viaturas, independente de potência, blá blá e blá blá.

    Abração meu velho!

    Guarda aquelas peças pra mim aí.

    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Maurício
      Prazer em ler teu comentário! Confesso que enquanto escrevia a postagem pensei que seria massacrado pelos Opaleiros, mas... é nestas horas que vejo o quão de pessoas sensatas existem!! Pelo menos dos proprietários de Opala que comentaram, todos me deram razão! A conclusão que eu chego é de que todos , ou quase, sabem a verdade, o problema para alguns é admitir!!
      Claro que sei da tua paixão pelos Mavericks, já te falei que seu eu conseguir resgatar o meu GT tu vai ser o primeiro a saber!! E espero que seja breve!!
      Grande abraço
      Cuti

      Excluir
  17. Grande Cuti !!!

    A correria do dia-a-dia às vezes acaba nos privando de certas coisas que deveríamos fazer com mais constância, e dentre elas, a visita obrigatória no teu blog, não só para relaxar das tensões diárias, mas também para reviver um tempo maravilhoso, que só quem viveu sabe muito bem como foi, e também sempre aprender um pouco mais com as tuas postagens !
    Falando especificamente sobre o assunto Opala-Maverick-Dodge: eu e minha família tivemos vários deles, de diversas configurações de carroceria e motorização por vários anos, mas novos e zero km. somente os Opala. Como o amigo já sabe, trabalhei muito com o comércio de todos eles, e já tive uma boa coleção de carros, entre eles a famosa "tríade Muscle-Car nacional", um SS6, um GT e um RT, todos sob o mesmo teto.
    Qual é o melhor ?
    Te digo de coração: nenhum.
    Cada um deles tem qualidades que nos encantam, e defeitos que nos irritam profundamente. Concordo perfeitamente quando o amigo se refere aos defeitos dos Chevrolet, dos Ford e também dos Chrysler, todos carros feitos para seu público, e infelizmente alterados em muito por seres acéfalos que não têm a noção do que faziam, enfim...
    Uma única alteração que eu acho bem legal a fazer em um Opala seria a instalação de um motor Chevy Small-block V8, eles parecem que foram feitos pro carro !
    Tive um SS 72 com um motor que era uma salada: blocos e pistões do motor 307, cabeçotes do 283 Corvette de alumínio, e por aí vai - esse Opala é incrivelmente dócil e forte ao mesmo tempo !!
    Coisa boa pra rodar...
    Por favor, continue a postar seus pensamentos e idéias, elas não só nos ajudam a entender mais, mas também passam sempre uma mensagem de apoio.
    Abração direto do pé-da-serra !!

    Mário Buzian - Ivoti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mário
      Bom ler teu comentário
      O foco da postagem foi exatamente os fanáticos e sem noção ao respeito pela opinião alheia, se fosse enaltecer as qualidades de cada um dos três, certamente cada um deles teria suas vantagens e desvantagens. Mas já que tu tocou no assunto, o Dodge, no conjunto, foi sem dúvida o melhor deles! Haja visto o preço que era vendido. Um Charger RT custava dois Opalas ou Mavericks, só ai denota uma enorme diferença!
      Mas, hoje em dia acho que o melhor dos três são todos, e não nenhum!! Claro que cada um ao seu estilo.
      Grande abraço e obrigado pelo comentário
      Cuti

      Excluir
    2. E outra, quem andou de Magnum zero quilômetro e andou com o Diplomata também 0K em 79/80,sabe o que eu estou dizendo, Dodge foi melhor!
      Abraço

      Excluir
    3. É verdade, Cuti !!

      Os Dodges sempre foram (e me desculpe os admiradores fanáticos da concorrência...) um degrau acima dos outros carros, e eles tem um carisma que não se iguala a qualquer outro !
      Ok, ok...Já me denunciei como amante do PentaStar, rsrsrs !!
      E falando em churrasco, vamos combinar um desses bem caprichado uma hora dessas, só combinar !

      Excluir
    4. Marião! Ai é que está o ponto "G" da questão! Para os fanáticos nós não precisamos dar ou pedir desculpas!! Esta leva de pessoas eu nem comento!!
      Os fatos, por si mesmos, são provas contundentes à eles!
      Aqui não se está julgando melhor ou pior, pois isto cabe a cada um!! Para mim, o melhor já foi dito! Eu não fico em cima do muro. Os próprios donos de Opala, leitores do blog, deram seu testemunho.
      Abraço

      Excluir
  18. Grande Cuti!!!

    Que Postagem legal, Foi Sensato da sua parte hen!?
    Sem duvidas quando o assunto fala de Grandes icones como Dodge, Opala é Maverick a discução é muito quente, nenhum outro Automovel gera tamanha euforia na nossa Historia Automotiva Brasileira.

    Eu respeito muitos os tres, ou melhor os quatros, o Galaxie é um carro Maravilhoso, o Maverick é o Dodge são incriveis, fortes imponentes, bonitos, é o Suprasumo em Carros fabricados no Brasil na minha opinião, O Opala tambem é um bom Carro, Macio de Boa Manutenção, Porem não é Norte americano é muito bonito mas tem linhas Pouco expresivas comparado ao dodge é Maverick, Principalmente ao Charger R/T...
    Eu tambem concordo, que o melhor dos tres são os tres!!!

    Quanto aos Fanaticos Cuti, eu so afirmo dizendo que o maior cego não é aquele que não encherga, é sim aquele que não quer enchergar... fazer o que?
    Eu não fico em cima do muro tambem, pois voce sabe qual a minha principal paixão, kkkk
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lucas
      As vezes é bom ser meio polemico! KKKKKKK Caso contrário a vida perde a graça!
      Quando a gente trata de assuntos delicados como este com pessoas coerentes, tudo vai bem. Por isto me sinto à vontade em escrever aqui no blog qualquer tipo de assunto, sei que os leitores aqui são selecionados!!
      Teu comentário é o retrato do que eu penso, particularmente vou mais alem no gosto pelo Opala, ou seja, gostaria de ter os três aqui na minha garagem!
      Muito obrigado pelo comentário
      Grande abraço
      Cuti

      Excluir
  19. Ola Cuti,

    Bela postagem, e bons comentários hein.....
    Também concordo com tudo que já foi dito, repetir seria redundante.
    Já tive Dart, charger e opala (6 e 4) so me faltou o Maverick. Mas se pudesse teria os 3 na garagem. Alias, taria mais um.....um Mustang; minha filha adora um fastback 67; puxou ao pai so que mais "refinada"!!!...fazer o que (orgulho do papai!!)
    Abraços e vamos sonhando em ter a trinca na garagem

    Joel Stüker
    Sapiranga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Joel
      Tua filha sabe das coisas!! Espero que consiga ter o sonhado Mustang! Enquanto nós, reles mortais, vamos sonhando com Dodge/Opala/Maverick. hehehe!
      Cara, obrigado pelo comentário
      Grande abraço

      Excluir
  20. Olá Sr. Cuti! Parabéns pelo seu acervo, muito apreciei-o, até mesmo por ser mecânico de profissão e compartilho essa paixão pelos Dodges Nacionais!
    Tenho um Charger e um Dart ambos 75.
    No momento estou precisando:
    01 Roda Magnum 500
    01 Para-brisa
    Como faço pra entrar em conato com o senhor?
    Até mais!
    Irineu Neto
    irineuverde@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Irineu
      Agradeço a visita e ao comentário no blog! Meu email: cuti70@bol.com.br
      Grande abraço

      Excluir
  21. Otima postagen cuti. Tambem sou fa dos tres atualmente tenho um diplomata coupe e um maverick, o opala é original o maverick nao tem nada to montando do zero, nao gosto de modificar mas colocaria um v8 com certeza. Admiro muito os dodges gostaria muito de adquirir um futuramente. Uma duvida qual a diferença do 250 pro 250/s. Abraço amigo tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo José
      Tu já pode se considerar um dos felizardos que que possui mais de um antigo nacional. Parabéns!!
      Segundo consta no manual de manutenção GM, as diferenças entre o 250 e 250-S estão no comando de válvulas (GM 9306614), Tuchos mecânicos (GM 5231585), engrenagem virabrequim (GM 9302560), engrenagem comando (GM 3882893), Distribuidor (GM LX7 7332129) e os pistões (GM 9306665)
      Grande abraço

      Excluir
    2. Gosto muito dos antigos em especial o maverick nao vejo a hora de tirar o meu da garagem. obrigado pelas informaçoes amigão, um abraço

      Excluir
  22. Cuti!
    Esqueci de comentar, mas estou na torcida pelo retorno do Maverick vermelho, kkk.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Grande Cuti, apesar de não ter comentado no anterior, saiba que os li.....
    To mandando ver aqui, trabalhando a esta hora, faz parte, quem mandou ter dodge na garagem, hehe...mas é coisa de ADV.
    grande abraço, e sábias palavras...Ainda acho que temos muita conta para acertar aqui na terra, por isso a gente passar calor no verão (cada vez mais), frio no inverno (cheguei a conclusão que o frio é melhor do que o calor), afinal, maverick não ferve no inverno!, brincadeirinha..., não sou fanático por dodge, tenho um e o preservo, mas um GTV8-79 faria par bonito com o RT79, QUE TAL? RARO POR RARO SÓ FALTA O FERVEDOR, QUE O TERIA COM O MAIO PRAZER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Jacson!!
      Tu tá ficando muito rico!!! Para de trabalhar um pouco e começa a gastar o tuas "fichas"!!!
      Sempre pergunto por ti ao nosso amigo em comum, teu vizinho de prédio, o Valter (gerente da caixa aí em Parobé)Nós jantamos todas as terças juntos, e a canastra vai até altas horas da madrugada lá no Clube de Tito.
      Com certeza nesta vida não quitamos as dívidas com nós mesmos, mas vamos tentando!
      Acho que a gozação leve é sadia entre os apaixonados por marcas e modelos de carros diferentes, mas nunca podemos esquecer a boa educação e o respeito as opiniões dos outros! Aí vai bem!
      A dupla RT/GT é um sonho! A trinca RT/GT/SS é o paraíso!!!
      Grande abraço

      Excluir
  24. Fala Cutí. muita gente fala sem ter vivido a época...as crises os problemas e a cultura. O ideal mesmo é se trabalhar e poder juntar um opala 4 um opala 6 um maveko 8, um landau e um dart ! e deixar eles em plenas condiços no sistema "bateu chave, pegou,deu lenta". Simples assim! e usa-los conforme seu humor ao acordar, isso é igual sapato...não tem como usar 1 só o tempo todo! cada ocasiao pede uma opção. e assim vivendo brincado e curtindo, pois a ampulheta da vida nao pára ! entao o tempo urge, para desfrutarmos de todas senssaçoes possiveis! poder pegar um bom asfalto com tanque cheio na compania de familia ou de amigos na caranga que curte, é como entrar na "capsula do tempo" e viver de forma atual aquilo que já se viveu ou não! Forte Abraço!! Alberto Junior RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alberto
      Meu amigo e cliente!!!!
      Teu comentário expressa profundo conhecimento em antigos! Só pessoas como o amigo tem verdadeira noção do que seja o verdadeiro sentimento de apego e paixão aos carros antigos! Falou tudo em poucas palavras.
      Grande abraço e muito obrigado pelo comentário! Te desejo saúde e prosperidade
      Cuti

      Excluir
  25. amigo CUTI, O FATO DE SER POLEMICO NÃO É A QUESTÃO ,POIS SEU COMENTARIO TEM CONTEUDO E CONHECIMENTO PROFUNDO ENTÃO ,NAÕ ESTA FALANDO BEM OU MAL SOMENTE PASSANDO OPINIAÕ VERDADEIRA SOBRE UMA PAIXAÕ .ME DELICIO NOS SEUS COMENTARIOS E FICO TENTANDO APRENDER.NOVAMENTE PARABENS.PELA AULA. OBS. ENVIEI UMAS FOTOS PARA SEU EMAIL PARA SUA ANALISE, SE POSSIVEL...SEM QUERE ABUSAR ,CONTINUO NA BUSCA PELO EXEMPLAR HONESTO.......forte abraço .AMILTON CABRAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo Amilton
      O amigo captou bem o foco da postagem, de maneira alguma quis retratar qual seja melhor ou pior, todos tem seus pontos fortes e fracos! O propósito do texto está no radicalismo imposto por alguns, coisa sem propósito algum!
      Desculpe, vou entrar agora na minha caixa de mensagens e dar uma olhada nas fotos. Te respondo via e-mail ainda hoje!!
      Grande abraço

      Excluir
  26. Prezado Cuti, está é minha primeira postagem no seu blog mas já acompanho a bastante tempo, não tenho Dodge dos grandes mas me divirto com um Polara, queria lhe parabenizar pelos excelentes textos e principalmente sua atenção em responder a todos, coisa dificil de se ver em outros blogs.

    Abraço,

    Pepe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pepe
      Agradeço imensamente tuas visitas ao blog e também teu comentário, espero que seja o primeiro de muitos!
      O Dodge 1800, assim como o Polara, na época de seus respectivos lançamentos, foram carros muito acima da média. Excelentes até nos dias atuais! Parabéns!!
      Quanto ao fato de responder os comentários, acima de tudo, entendo eu, um desrespeito se assim não o fizesse! Entendo como um agradecimento permanente as pessoas que perderam seu tempo para ler e ainda comentar o blog. Eu acho fenomenal!
      Quando estou escrevendo, por vezes, imagino os comentários dos leitores, este é o meu prazer! Ler o que vocês pensam e acham do que foi escrito. Só me resta agradecer!
      Grande abraço
      Cuti

      Excluir
  27. Caro Cuti,
    Muito bom o tema abordado nesta postagem, a qual revela o fanatismo e ignorância dos ditos antigomobilistas de plantão. Eu mesmo confesso que já fui (não sou mais) extremamente fanático pelos Dodge's nacionais em especial pelo Magnum (de preferência azul claro e vinil preto, porque será hein, rsrsrs). Falando em Opala, um carro lindo apesar do desenho ser europeu, (meu pai teve um ano 70 4 cilindros que nunca foi feito o motor e rodou com ele por apenas 27 anos) também adoro. Mas nos tempos modernos não podemos tentar falar com razão contra os "mecanicos de revista" que estão em todo canto. Maverick também é incrível na proposta para que foi desenvolvido, (meu tio teve um 1975 comprado em 79 que ficou com ele 23 anos, porque será hein?) Voltando ao assunto do extremismo sobre qual é o melhor? Acho que nenhum, pois como já foi bastante comentado acima todos tem as suas qualidades e defeitos. Hoje compartilho muito com o que nosso amigo Reinaldo V8 disse no 1º comentário sobre os clubes, eu também os abandonei, pois você é muito bem quisto enquanto se faz presente, mas é virar as costas que já estão falado mal de você e de seu carro. Abraço pro Reinaldo que de todos aqui entre nós é o mais feliz, afinal tem 4 automóveis de verdade. Falando um pouco de Galaxie, meu pais foi motorista de vários governadores aqui do Paraná e todos só andavam de Gálaxie. Afinal o carro tinha tudo que os outros nunca tiveram (sei que muitos não irão concordar). Cuti a você um grande abraço e continue com as histórias pois pra nós leitores é muito bom termos algo para nos distrair e lembrar de um passado tão próximo e distante ao mesmo tempo. Vou te mandar umas fotos do meu Gran Sedan no teu email. Até a próxima. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo Luis
      Com toda certeza, tudo que é levado ao extremo não tem muito sentido, nada melhor que o meio termo, serenidade, a vida fica mais suave!
      Escrevi a postagem tentando levar de uma forma imparcial, de uma maneira que não agredisse as pessoas. Mas assim mesmo acredito que houveram alguns que não gostaram.
      Agradeço imensamente o teu comentário, espero podera compartilhar de tuas palavras mais vezes
      Grande abraço
      Cuti

      Excluir
  28. Grande Cuti,
    Muito legal sua postagem. Na minha família foram vários os Opalas 4 e 6cc (inclusive SS), acho eles incríveis, mas meu sonho sempre foram os Dodges, hoje tenho um Dart 75 e um Fiat 147, são carros completamente diferentes, mas cada um tem suas virtudes e defeitos, o que vale é preservar os antigos e curtir sem fanatismo.
    Grande abraço e continue postando suas histórias incríveis.
    Mateus Martins
    Caxias do Sul - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mateus
      Agradeço pelo comentário, é sempre um prazer receber as ideias e opiniões dos leitores do blog
      Continue comentando
      Grande abraço

      Excluir
  29. Cuti,
    faz tempo que acompanho seu blog, estava com saudades das suas histórias. Concordo com seu pensamento, e não posso opinar pois ainda não tive a oportunidade de dirigir algum desses clássicos com meus poucos 19 anos. minha família em si, sempre foi Chevrolet, meu bisavô teve por anos um Chevrolet 1952, meu avô teve 12 Opalas e Caravans tanto 6 quanto 4 cil., e meu pai teve a sorte de ser o dono de um dos poucos Opalas SS6 de 1974, ano em que o Maverick roubou as vendas do SS6, e teve que vender por implicância da minha mãe a 12 anos atrás, o típico "ou eu ou o carro".
    Posso dizer que sou apaixonado pelo Opala e reconheço seus defeitos, mas nunca vi o Maverick com bons olhos, nunca gostei do ronco, nem do design e nem da mecânica, ao contrário dos Dodges que sempre me chamaram a atenção com o belo ronco do 318", principalmente com escape direto, a robustez e o estilo. Ainda pretendo ter um Opala, sonho em trazer o SS6 de volta pra casa, e um Dart 4 portas.
    Como você disse, no Facebook tem muita bobeira e até entendo o porque, alguns tem aquele pré-conceito de tal carro, caso dos Mareas e dos APs. E passam a idolatrar aquele determinado carro sem pesquisar, já ouvi amigos dizerem que o único bom motor para preparação é o AP, outros reclamam e tentam convencer que esses belos clássicos nacionais são super beberrões, pois ouviu um dono que não sabe manusear o carro reclamar do consumo. Infelizmente algumas pessoas não sabem buscar o conhecimento sobre determinado assunto e acabam sendo "ignorantes".

    Abraços, estou ansioso pela próxima história.

    Luiz Gustavo Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazado Luiz
      Desconsiderando nossa grande diferença de idade, podemos dizer que fomos criados em um ambiente parecido em termos de carros da família! Assim como na tua, a minha também foi dominada pelos Chevrolets. Quando eu e meu irmão Diogo eramos guris, por várias vezes passávamos nossas férias com nosso avô, ele tinha uma pick-up Chevrolet 1950, verde escura, simplesmente nova!! Coisa que não esqueço e por várias vezes comento em família, era o modo de dar arranque na velha Chevrolet, tinha um botão no assoalho e lembro do meu avô virar a chave e deixar que eu apertasse com meu pé naquele botão!! Coisas que não sairão nunca da memória.
      Quanto ao teu gosto predileto nos Opalas, acho bacana! Não escrevi esta postagem querendo desfazer qualquer carro, todos são bons e ruins em algo. O gosto de cada um é único e muito saudável. O que não tem fundamento é a agressão verbal e até física que certas pessoas doentes querem impor ao outro, isto é doença!!
      Espero de coração que tu aches o SS do teu pai e traga de volta para a garagem de vocês.
      Agradeço imensamente teu comentário, espero poder ler mais alguns em breve!
      Grande abraço
      Cuti

      Excluir
    2. Cuti,
      Obrigado por responder, esqueci de dizer, meu pai tem uma Pick-up Chevrolet 3100 1955 a famosa Marta Rocha, desde os 17 anos, ele me conta que comprou ela batida pelo preço de uma bicicleta na época e a conhecia desde pequeno pois era de um amigo do meu avô. Ele desmontou ela na década de 90 para reforma, mas por outras despesas acabou deixando ela de lado, está desmontada, esperando ser terminada, ainda voltará a vida, não sei quando, ele sempre me levava para as oficinas quando eu era criança. E lembro que meu pai as vezes dava umas volta no Opala para me fazer dormir, era só ligar aquele L6 com escape 6x2 direto que esquecia de tudo, e conseguia adormecer e sonhar com o carro. hehehe
      Eu entendi sua postagem, e concordo com seu ponto de vista, qualquer fanatismo faz mal, e cada carro tem seus pontos ruins e bons, mas nunca senti atração pelo Maverick, ele pra mim é como aquela moça bonita que não faz meu tipo, não me desperta curiosidade.
      Eu já o encontrei, mas o atual dono fez uma reforma, para mim, de gosto duvidoso. Ele saiu de fábrica vinho, o comprador o deu de presente para sua esposa e por tanta reclamação dela pela cor forte, acabou pintando-o de branco e descaracterizando como SS, foi um achado muito grande por parte do meu pai, ele diz que quando viu o carro parado no semáforo sentido contrário ao dele, se apaixonou pelo carro e foi atrás, quando descobriu que era um SS6 74 e não um simples Special como aparentava, aumentou ainda mais sua paixão pelo modelo, o que levou a recaracterizá-lo até ter dinheiro para pintá-lo de vinho, mas infelizmente o vendeu. Vou deixar o Link para você conhecê-lo atualmente:
      http://www.oldcarsclub.com.br/apresentacao.php?carro=Opala%20SS%2074&frame1=carro32/foto.htm&frame2=carro32/lista.htm&frame3=carro32/descricao.htmconhecê-lo.

      Abraços.

      Luiz Gustavo Jorge.

      Excluir
    3. Sensacional o Opala, um raro exemplar nos dias atuais! Eu acho os modelos até 74 os mais bonitos, apesar de não possuírem os motores 250-S. Mas são os mais agradáveis de visualizar.
      Grande abraço

      Excluir
    4. Cuti, ele tinha um escape 6x2 e comando e admissão trabalhados pra ficar parecido com o 250-S. Pode se dizer um 250-S caseiro. Não sei se o atual dono desfez a preparação, mas lembro que sempre ficava impressionado com a potência do carro, já o vi andar meio quarteirão em burnout e meu pai conta ter passar dos 200km/h nele, não conseguia ir mais porque o capô começava a querer abrir e aí ele parava pra não estragar.

      Excluir
  30. bom dia, é a primeira vez que visito seu blog e só por esse post ja gostei da sua forma de pensar e analisar as coisas.
    Parabéns mesmo. Devemos sempre tomar cuidado pra nao cruzar a linha do fanatismo. Ford Abraço!

    Juninho Fonseca
    mavericknahistoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Juninho!
      É sempre um grande prazer receber comentários de novos leitores! Só tenho a agradecer. Espero que continue acessando o blog e comentando.
      Grande abraço
      Cuti

      Excluir
  31. Cuti!
    Vc não me conhece mas já leio seus posts há um bom tempo e to sentindo falta de um novo.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Felipe
      Agradeço a leitura do blog!! Estou com pouco tempo por estes dias, mas em breve sai nava postagem
      Grande abraço
      Cuti

      Excluir