terça-feira, 5 de julho de 2011

Charger R/T 1977 Vermelho Veneza 1

Hoje pretendo prestar uma pequena homenagem, escrevendo um pouco sobre um grande ser humano, que foi, é, e sempre será de meu maior apreço. Que, além de ser meu cunhado, parceiro de caçadas e pescarias, é, principalmente, meu amigo. Ronaldo Atilio Viero.
                               Conheci este cara no ano de 1979, em um churrasco na cidade de Osório-RS. Almoço este, que foi realizado na fazenda do tio da minha mãe, senhor Luiz Dalpiaz, já falecido. Nesta data, minha irmã Anelise começou a namorar o Ronaldo, foi um domingo de sol, muito bonito.
                              Nos tempos que se seguiram a este encontro, o Ronaldo começou a frequentar a nossa casa em Taquara. Foi uma época maravilhosa, eu e meu irmão Diogo, logo ficamos muito próximos do Ronaldo, pois ele também, assim como nós, gostava de pescar, caçar e acampar. Sem querer rasgar seda, posso dizer com certeza, que o Ronaldo é a pessoa mais inteligente que conheço. Formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, viajou pelo mundo todo atrás de conhecimento, novas técnicas e modernidades para as empresas em que trabalhou. Sempre digo que se um dia tiver que mandar alguém para algum concurso de conhecimentos gerais, com certeza mando ele.  E para completar, é uma pessoa de uma integridade moral sem precedentes, ele realmente é um homem de muito valor. Extremamente trabalhador, generoso, amigo, companheiro e gentíl.
                              Bom, os anos foram passando e a nossa amizade foi crescendo e se tornando tão agradavel que pareciamos irmãos. O Ronaldo era, e é, como se fosse o nosso irmão mais velho, parceiro para tudo. Ele morava em Porto Alegre, e a chegada dele à Taquara nos finais de semana, era sempre muito esperada.
                              Certo dia, alguns meses após nos conhecermos, combinamos de sair em busca da nossa primeira aventura. Lembro bem quando chegou o dia marcado, um sábado de uma manhã chuvosa de inverno. O Ronaldo tinha uma Variant azul, ano 73 ou 74, veio à Taquara na sexta à noite, para sairmos no sábado bem cedo. Antes mesmo de clarear o dia, saimos para a nossa primeira pescaria juntos. Passamos em um bar na saida da cidade de Taquara para comprarmos alguns limões e uma garrafa de cachaça "3 fazendas"(Nunca esqueci esta marca, não sei porque!). O nosso destino era a barragen do Salto, em São Francisco de Paula.

Ronaldo pescando na praia de Capão da Canoa, fevereiro de 1980. Ao fundo a Variant 1974 que, na qual, fomos em nossa primeira pescaria
                              Como marinheiros de primeira viagem, possso dizer que a nossa pescaria foi um fracasso total. Além da chuva, fazia um frio de rachar naquele dia, então, logo que chegamos no destino, peguei a cachaça e comecei a preparar uma caipira para nos aquecer. Caipira pronta, dei umas duas ou três bicadas no trago para provar, estava delicioso!! Os dois , ansiosos, aguardavam sentados à beira do barranco, esperando o primeiro gole. Eu meio estabananado e duro de frio, dei um safanão, uma gineteada, e acabei virando a garrafa de cachaça inteira na água (hahahahaha), perdemos todo o liquido precioso!! Sobrou apenas o copo que eu já tinha feito, ou seja, uma caipira para esquentar os pés de três sedentos. Imediatamente após ter virado a garrafa na água, olhei para os meus parceiros, eles me encaravam perplexos, olhando a cena, não sabiam se me jogavam na represa ou me matavam ali mesmo no barranco. Hoje, trinta e poucos anos depois, quando lembramos disto, nos matamos de tanto rir!
                                Bom, o dia seguia em frente, os dois com a cara amarrada, me tratavam como se eu fosse o pior dos bandidos. Passamos o dia inteiro com muito frio e molhados, para completar, não pegamos mais que meia duzia de peixes. Lá pelas 4hr da tarde, não aguentando mais, resolvemos voltar. Mas isto não foi o pior, quando chegamos em Taquara, todos estavam com cara de poucos amigos. Fomos saber mais tarde, que minha irmã teve uns "chiliques" porque não foi junto na pescaria, passou mal e teve que operar o apêndice. Resumindo, foi um belo começo!!
                               Os anos foram passando e nossas pescarias e caçadas foram melhorando. Algum tempo depois fomos pescar no Farol da Solidão, litoral sul do Rio Grande do Sul, muito bonito e ermo na época. Foi uma ótima pescaria. Para não termos nenhuma surpresa, minha irmã foi junto desta vez. Em outras ocasiões, fomos a Cambará do Sul, na serra gaúcha, Mostardas, Capão da Canoa, Cornélios, Bujuru, Torres, entre outras centenas de lugares. Existem tantas histórias das nossas pescarias e caçadas, que poderia passar o dia inteiro escrevendo e não escreveria tudo!

Esta foto é sensacional. Nós estavamos dentro de um barco, já anoitecendo. Seguiamos rio acima atrás de um ponto para montar acampamento e, posteriormente, pescar. Eu e o Ronaldo já estavamos meio pra lá de cerveja. Não reparem o "cofre", olhem para outros pontos. É que com a manguaça alta, a gente perde um pouco  compostura! Rsrsrs"
                                  Certa vez começamos a fabricar o nosso primeiro barco. O Ronaldo fez o projéto e executou. Eu e meu irmão ajudamos um pouco, eu, mais atrapalhei do que ajudei. Por vários sábados nós trabalhavamos incansavelmente, na garagem da nossa casa. O barco foi totalmente construido em madeira naval, um luxo de barco. Pena que não andava na água. Foi um fracasso!!! A inauguração foi em um canal na localidade de Terra de Areia. Foi na época em que eu tinha a Veraneio verde. O barco foi em cima da mesma. Ao chegarmos lá, uma das primeiras coisas que o Ronaldo e o meu irmão Diogo fizeram, foi coloca-lo na água. Me convidaram para entrar junto no batismo , mas não fui. Ainda bem, porque os dois passaram vergonha!!
                                  Simplesmente o barco não tinha direção, cada remada, enveredava para o lado sem direção. Era horrivel!! Os dois dentro do barco, remando desatinados e eu na barranca com cólicas de tanto dar risadas. A gota dágua foi quando um outro barco de pescadores se aproximou, os caras olharam para o Ronaldo e o meu irmão, começaram a rir e gritaram:"-TIRA ESTE ARMÁRIO DE DENTRO DA ÁGUA"!!! Foi o mesmo que despejar um balde de água fria em cima de nós!! Imediatamente, os dois sairam da água, puxamos o barco para fora e o recolocamos em cima da Veraneio!Resumindo, meu pai deu uma finalidade a ele, nos dias de hoje, o barco é um armário na garagem da casa de praia, lá em Capão da Canoa.
                                  Ronaldão, tu é o cara!!! Disparado meu melhor parceiro de acampamento.

Depois de um dia inteiro caçando, na fazenda do meu amigo Dinho, em Cambará do Sul. Meu irmão Diogo e o meu cunhado Ronaldo acariciando a minha filha Polara

Nós estavamos caçando em uma fazenda na cidade de Cambará do Sul.  Meta vinho cunhadão!!!

Na fazenda do meu grande amigo Dinho, em Cambará do Sul, serra Gaúcha. Da esquerda para a direita: Dinho. Eu com minha filha Polara no colo. Um rapaz que não conheço. Ronaldo. Meu irmão Diogo. Fernanda, a mulher do meu irmão, com meu sobrinho Germano no colo
                                    De todos os pescadores que conheço, tu é o melhor na arte de fisgar lambaris que se tem notícias. E como tu mesmo diz, sem os lambarís, não tem peixes maiores, é a base da cadeia alimentar!! Também é um verdadeiro mestre na sinuca, com suas tacadas precisas e sempre muito bem elaboradas. Meu professor!!!

Lembro bem deste dia, era um sabado de manhã. Estavamos em uma casinha na praia de Mostardas, nos preparavamos para ir pescar

Belina atolada, mas tentando ardentemente chegar na praia do Bujuru, local paradisíaco, no qual eu moraria com toda certeza!

Em uma pescaria na praia de Mostardas, sul do Rio Grande do Sul. Na foto estão, da esquerda para a direita: Meu irmão Diogo, eu, meu outro grande amigo violinista e exímio pescador Floriano, já falecido. Seu irmão Brito e por fim o Ronaldão

Foto tirada na virada do ano, 31/12/2002. O whisky rolando solto.
24 de Junho de 2001. Anaversário do Ronaldão. Das esquerda para a direita: Meu pai, Rodrigo, Gilberto  e Ronaldo

Alguns dias atrás, eu e minha irmã Anelise, esposa do Ronaldo, estávamos procurando algumas fotografias antigas das nossas caçadas e pescarias. Eu esperava achar algumas fotos de carros meus, nos quais fomos para tais aventuras.  No entanto, encontramos um acervo de fotos quase pré-históricas do pai do Ronaldo. Sr Atilio Viero, um eximio caçador. As quais pósto aqui, para que todos nós possamos admirar. Em baixo de cada imagem, vou transcrever fielmente o que está escrito no verso de cada foto

Mato Grosso - Suia-Missu - Fazenda AGROVAS Propriedade do deputado Augusto Trein, de Passo Fundo -RS-     28-8-1976 - Tatu Canastra-

Maio de 1945 - Campos, estado do Rio de Janeiro - Professor Dr. Martaguo Gesteiro (fal. 30-5-1954), Cid Campos e Attilio Domenico Viero

19-5-1946 * Fazenda do Dr Olimpio * S F Bomn  - Prof M. Festuia,  Dr PecinCrespo, Cid e Attilio Domenico Viero

Fazenda Agrovas- Suia Missu - Mato Grosso -  Agosto de 1975 - Barra das Garças - Cateto morto pelo Miguel , a fazenda pertencia ao deputado federal Augusto Trein de Passo Fundo RS

Campos - Estado do Rio - Laranjeira, Dr Bucham, Attilio Domenico Viero e SilvioPinto * 25-9-1949*

*21-7-1946* Perdizes caçadas no palacete- Laranjeira, Cid e Attilio Domenico Viero - Meu Fordeco 1929

Caçada de perdizes nas Pitangueiras - Osório - RS *25-6-1955*

Fazenda do Dr Olimpio Pinto - *1946* São José da Barra- RJ - O valente Fordeco modelo "A" - Attilio Domenico Viero, Dr Prof. Marteguo Gesteira, Cid Campos

Campos, estado do Rio de Janeiro * 2-10-1949* São Julião- Taimbé

Ao amigo Sr João. Uma lembrança dos amigos Cid e Attilio Domenico Viero * 3-7-1949*

Em Pinheiro Machado - Caçada de perdizes e perdigões - Attilio Domenico Viero e Ricarte Leon * 22-7-1956*

Julho de 1946 - Cid Campos, Cid Oruelos, "Zoio" Mota Melo e Attilio Domenico Viero - Poço Fundo

Arroio Teixeira - Sinval A. Ribeiro e Attilio Domenico Viero* Junho de 1956*

*29-7-1961* - Osório RS - Marrecões- Da esquerda para a direita: Helio Cessim, Luiz Leal, Otaviano Femes, Sergio Peixoto e Attilio Domenico Viero

1945 - Fazenda do sr Olimpio - São João da Barra Estado do Rio de Janeiro

Travessia do rio Araguaia - Barreira do Campo- Pará- Agosto de 1977 - Sauto Sua do Araguaia- Da esquerda para a direita : S. Valter, Ruy, Attilio Domenico Viero e Genésio

Opinião, agosto de 1952 - Campos - RJ  - 1 Macuco - Ford Mod. "A"

Córrego do Jundiá - ES -  Setembro de 1951

A primeira caçada de Perdizes realizada no município de Campos, estado do Rio de Janeiro. Maio de 1945. Com a presença do Dr Prof. Mortaguo Gesteira

Pele Urso caçado na Alemanha em maio de 1959

Dodge Charger RT Vermelho

A compra deste carro se deu de uma maneira comum na época de grande movimento da minha oficina. Isto foi no final da década de oitenta.   Um cliente meu tinha três dodges, sendo que este Charger me foi dado em troca da reforma do motor de um outro. Isto aconteceu comigo umas três ou quatro vezes.
                                     No principio, depois de acertado o preço da reforma do motor, este cliente me deixou o outro Charger dele, um branco ano 77, para iniciar os trabalhos de reforma. Durante o trabalho no motor, este senhor me trouxe este Vermelho Veneza para que eu o vendesse. Então comecei a rodar diariamente com o Dodge para fazer propaganda de venda. Entre as dezenas de propóstas que surgiram, nenhuma acabou sendo aceita. Por fim, o Charger que eu estava reformando ficou pronto e nós não tinhamos chegado a forma do pagamento do serviço.
                                   Passara-se mais alguns dias e o proprietário acabou me oferecendo o Charger Veneza em troca de serviço do motor. Confesso a vocês que a propósta na época não me agradou nem um pouco, apesar do carro em questão me parecer muito agradável. Tinham várias coisas que não eram muito boas, mas no geral era um bom carro.
                                    Fiquei com ele mais alguns dias e acabei aceitando a oferta.
Em frente a minha oficina no início dos anos 90.
Foto tirada na fazenda de um amigo, na cidade de Cambará do Sul, na serra Gaúcha. A mesma em que tinhamos ido com o Dart Capri. Em uma das minhas caçadas nesta fazenda, fui com este Charger, minha esposa Valquiria esta sentada ao volante. Estava anoitecendo, nós iriamos até a cidade comprar alguns mantimentos.
                                    Tem alguns carros que tive, que praticamente não tenho muito o que contar, este foi um deles. A única viagem que fiz, foi esta , da foto acima, quando fui acampar na cidade de Cambará do Sul.
                                   As coisas, por vezes são engraçadas, quando eu estava tentando vende-lo, não apareceu um bom negócio para o Charger. Assim que o antigo proprietário me passou o carro por conta, de mão de obra, começaram a aparecer compradores com propóstas interessantes. Passados mais alguns dias, não chegou a dois meses,  acabei vendendo o carro.
                                         Na próxima postagem, falo de um Charger RT 1979 Cinza/Preto

1. Cuti, se algum cliente meu me oferecer um Charger em troca de serviço, eu pego na hora! Tomara que eles leiam isto e me oferecem um!!!

2. Caro amigo Leroi
    Outros tempos, naquela época, inicio dos anos 90, um dodge inteiro não valia uma reforma de motor.
    Cuti

3. É realmente MUITO estranho esta inversão de valores. Ela podia voltar, por uns 2 meses, pra eu comprar um monte!!!

4. Cara, nem fala!! Caso isto viesse a acontecer eu compraria um lote , mas teria que ser por um tempo limitado, se não os carros perderiam o valor novamente.

5. Engraçado é que hoje em dia nenhum carro desvaloriza mais dessa forma, ao ponto de muita gente achar mais negócio vendê-lo para o ferro velho do que mantê-lo.
    Quando eu leio essas histórias, fico triste, primeiro por ter acontecido isso com todos esses Dodges. Segundo, por eu não ter nascido a tempo para comprar um pra mim HAHAHA.

6. Prezado amigo
    Realmente, hoje em dia os carros vão direto para os desmanches, até mesmo pela quantidade enorme de carros que existem. É uma ralidade bem diferente.
    Cuti

7. Algum cartucho disparado em prol do resultado dessas fotos hein,.... ESSE CHARGER TINHA VINIL NA COR DO CARRO DE FÁBRICA SERÁ? HÁ POUCO TEMPO ATRÁS (2 MESES) APARECEU UM AQUI EM CANOAS, NO SITE AUTOCARRO ANUNCIADO POR UM VALOR ABSURDO (E TINHA RODA 20 e módulo de potencia sonoro, rsrsrs). Abraços

8. Caro Jacson
    Com certeza foram disparados centenas de tiros!!
    O vinil cor de vinho do 77 veneza era original sim, combinação linda!! Eu tenho um ainda guardado, que vou reformar ano que vem.
    Com certeza este de Canoas deveria ser muito bonito, com ressalvas para as rodas e o tal módulo de potência
    Obrigado pelo coments

9. Caro Cuti,
    postagem bem legal. É bom ter amigos de verdade.
    Quanto ao R/T, realmente naquele tempo víamos vários abandonados, não valiam nada.
    Abraço.
    Reinaldo

10. Amigo reinaldo
    Quem tem amigos não passa dificuldades, isto é regra!
    Abração

11. Cuti, se vcs tivessem colocado um motor 318 no armario flutuante, aposto que ficaria uma beleza! Derrubar a garrafa foi F%$#@ ! Rsrsrsr
    Grande abraço.

12. Fala Max
    Tem toda razão, um 318 na armário ficaria ótimo. Quanto a garrafa, coisas de pescarias!!

13. Grande Cuti !

Cara, antes de mais nada fala pro seu sobrinho que hoje eu sai do trabalho, vim pro Hotel e tomei banho e me arrumei pra ir jantar ao som de Father's Face !!! Cara muito bom o som da banda do seu sobrinho !! Na minha humilde opinião, não deixa a desejar em nada as bandas Europeias famosas !! Muito bom de verdade !! Me surpreendeu os solos, o vocal, as bases, muito bom mesmo !

Cara acho que encontrei alguem que tem algo muito parecido comigo... eu procuro valorizar demais meus amigos e o que as pessoas fazem por mim durante a minha vida !!! Pra mim um amigo é pra vida toda, por mais que o tempo e os afazeres do dia a dia as vezes nos afastem, mas em pensamento eu nunca esqueço de nenhum dos meus amigos !!! E tenho amigos que são para mim como seu cunhado é para voce, entendo muito bem a relação de amizade de voces !:D

E estas fotos ??? Putz... isso não tem preço !!! um acervo de família fantástico !! Parabéns a quem preservou isso guardado por tantos anos !!!

Quanto ao RT, pra mim essa configuração de cor junto com a branco+vinho e prata+vinho de 77 são as configurações mais chiques que sairam nos RTs... PQP !!! interior e vinil vinho é chique demais !!! hehe !!

To meio afastado por causa da viagem, mas quando sobra um tempinho apareço na área !:D

Coxinha

14. Faaala Cuti

Muito frio ai??? Rsrsrs aqui em SP esta mais "quente" tipo uns 10C!
    Belo post!!
    Abs
    Edu Silva

15. Puxa vida Cuti, muito legais as histórias, mas pegar um Charger RT, na troca do serviço de fazer um motor 318 ? Hoje, acho que precisaria de fazer uns 20 ou mais motores para poder juntar a grana para se comprar um Charger RT, coisas do mundo, pena que agente não tem uma lampadinha magica que nos mostre o futuro..........e como ele dá voltas.....
    Abraços do amigo Rogerio de Minas Gerais.

16. Fala Edu Coxinha
    Cara, vou falar pro meu sobrinho que tu gostou muito do cd deles, ele vai ficar contente em saber que já tem alguns fãns aí em SP!!
    Acho que amigo é uma das coisas mais importantes na vida do ser humano. Familia a gente não escolhe, agora, amigo sim. Por isto, acredito que quando encontramos algum verdadeiro, precisamos honra-lo e respeita-lo ao máximo.
    Eu também acho estas configurações de cores dos rt 77 lindas

17. Edu Silva
    Cara, tá bem frio!!! Agora de manhã ,enquanto estou escrevendo aqui, olho pela janela e vejo tudo branco de geada lá fora. 1 grau positivo. Mas eu gosto, prefiro o frio ao calor!

18. Prezado amigo Rogério
    É cara, eram outras épocas. Mas veja bem, naqiela época não se conseguiam peças tão facilmente como hoje, era uma dificuldade reformar um motor. o que mais se via, eram as trocas de motores. Raramente alguém reformava.
    Pô uma lâmpada mágica seria genial
    Abração e obrigado pelo comentário
    Cuti

19. HAHAHAHAHAH!! COMO EU AMO ESSA GALERINHA DE TRES!! ki massa, fala serio! jah sabia das historias mas ler e ver que estao realmente "salvas" do tempo e das memorias enfraquecidas pela cachaca ( USAHUSHAUSHA :P) FOI um deleite pra myselff!! aushaus adorei!!! e fotos sensacionais!! Ja to vendo o pai aki fazendo churrasquEnho e vcs dois que nem duas cadelas se abracando e trocando sedas Meehhhooo aushaushaush ate o gato do Vo Atilio! OHH!!! sensacional!!! AMEI! Tati!

20. Tati
    Coisa boa é poder relembrar de fatos do passado, nos quais nos deixaram saudades. Vou esperar ansioso pelo churras!!!
    Abraço e um beijo
    Cuti

21. A sensação de ver essas fotos foi muito boa. Ronaldo é uma pessoa muito especial. Aqui em casa constantemente é lembrado com muito carinho. Mas, a história mais comentada é a conscutiva façanha, perto do Natal, quando ele levava Cris, Tata, Lucas e Paula na Prainha para buscar barba-de-pau

22. Pôô anonimo!!!! Identifique-se!!! Com certeza o Ronaldão é uma ótima pessoa!
    Cuti

23. Cuti, que legal essa história! Meu pai também já foi (ou tentou...) ser pescador, em Dourado. Parece que tudo acabou quando ele bateu a canoa movida a motor de popa no pilar da ponte do rio Jacaré Pepira. Usavam a F 100 72 para puxar o barco, mas tinha que por uns dois sacos de cimento na caçamba.

E esse teu cunhado foi um achado! Quase vc e o Diogo roubam ele da tua irmã, rsss... Ela devia ficar brava demais.

grande abraço!

Vital

24. Oi meu amigo Vital
    Com certeza esta história do teu pai daria um belo post!! Bater a canoa em um pilar???
    A pouco mais de um ano, eu construí um barco, nosso segundo!! Desta vez sozinho, ainda não fizemos o "batismo" dele na água, espero ser em breve. Um barco é peça importantíssima ao pescador!
    Realmente, meu cunhado Ronaldo não tem preço, ele está morando atualmente no Paraná, e a alguns intantes atrás, recebi uma ligação dele, me agradecendo pela homenagem. Sabe, fico gratificado com isto, como é bom reconhecer as qualidades do próximo, em uma época em que quase todos vivem em uma guerra de brilhos. Como é bom ser simples, humilde, se contentar e satisfazer com as coisas que temos.
    Obrigado pelo comentário, já estava sentindo tua falta!!
    Cuti

25. Cuti, é a correria... Essa semana a minha mulher viajou e eu fiquei com os guris, e um deles ficou doentinho. Mas já está tudo em ordem.

Grande abraço para vocês todos por aí.

Vital

26. Bora Charger RT79 Cinza/Preto, estamos anciosos.....Abraços

27. Desculpe a invasão ao seu blog, meu caro.
    Estava procurando fotografias com atílios e me deparo com fotos (nada a ver) de sua família cançando animais. Coisas do google. Sinto dizer que isso feriu meu coração: a caça por esporte à animais selvagens. Fico feliz que estes tempos de divertimento terminaram, restando apenas a companhia boa e alegre dos amigos e da cerveja...
    Me desculpo novamente pela invasão.
    Com paz, camila

1. Prezada Camila
      Não tem do que se desculpar, como pode ter percebido, meu blog nada tem a ver com caçadas de animais ou outra coisa semelhante.
      Confesso que já fui caçador no passado, hoje sou um ferrenho defensor, não só dos animais, mas de toda a natureza. Concordo contigo que as fotos não deixam de ser deprimentes, mas esta cultura entre os descendentes Italianos e Alemães foram muito fortes no passado.
      De qualquer forma agradeço a visita