segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Charger R/T 1978 amarelo (Branco Madagascar)

                            Alguns dias atrás, já altas horas da noite, deitado em minha cama sem conseguir dormir, comecei a relembrar de uma época em que existiam milhares de dodges por aí. Lembrei quando tinha oficina cheia deles, dezenas ou até centenas de clientes. Estes todos, usavam seus dodges no trabalho e lazer. Me veio a cabeça então, o que mais estragava nos dodges e galaxies! Instantaneamente lembrei de como estes carros são robustos e duráveis!
                           Lembrei de um churrasco que tive em família alguns dias atrás, quando começamos a falar na durabilidade dos carros, de hoje e do passado! Meu pai, que trabalhou e usou severamente os carros antigamente, e que eu saiba e lembre, teve pick-up dodge (1949) , F1 (1951 e 1953), F100 (1957, 1959, 1961), Rural (1963), Simca (1963 e 1965), Fuca (1966), Varinat (1969), e depois destes, sempre teve Opalas, desde o seu lançamento, acho que foram nove, todos tirados 0K.  Também teve dois Chevettes e bem depois, teve Ômega, Pick-up Chevrolet S10 e Vectra, mas aí já não trabalhava mais! 
                            Bom, na fase em que viajava, dos pimeiros carros que teve até o início da década de oitenta, foi uma época em que praticamente não existiam estradas asfaltadas neste Brasil. Lembro quando eu viajava com meu pai, as estradas eram horríveis. As famosas costeletas que chacoalhavam até a alma do sujeito, os buracos, as pedras que cortavam os pneus, a poeira infernal que, insistentemente, adentrava por qualquer pequeno buraco, os atoladores nos rincões da serra gaúcha, que, por muitas vezes, tinham que ser colocadas correntes nas rodas para poder tracionar o carro. Era penoso, para o motorista e também para o carro! 
                            Lembrando tudo isto, perguntei ao meu pai o que ele acharia de pegar um carro de hoje em dia ( de puro plástico) e colocar em estradas como as de antigamente?? E usa-lo por anos a fio, do mesmo jeito que ele os usou antigamente!! Meu pai começou a rir e respondeu que, com toda certeza, o carro não duraria um décimo do tempo!! E eu não só acredito, como endosso a resposta!!
                           Lembro do primeiro carro que ele teve quando começamos a viajar juntos. Um Opala special 1974, cor vinho com teto de vinil branco. Aprendi a dirigir neste Opala! Meu pai e eu rodamos com este carro 400.000 km em quatro anos. 60% deste quilometragem em estradas ruins. Quando foi trocado, em 1978 por outro Opala, um modelo DeLuxo, de cor vermelha, seu motor nunca tinha sido aberto, era STD!!! As manutenções eram: Troca de óleo, platinado, velas, pneus, raramente buchas de suspensão e amortecedores. Freio?? Somente lonas e pastilhas. Hoje, seguidamente vejo pessoas trocando servo freio de carros novos, cilindros, flexíveis. Absurdo!! Meu pai nunca precisou abrir motor, caixa ou diferencial em nenhum dos Opalas que teve!! Os carros de antigamente eram muito, mas muito, melhores do que os de hoje!!
                            Mesmo com toda a tecnologia automotiva moderna, a meu ver, piorou!! Uma destas tecnologias, que muitos defendem, a injeção eletrônica, realmente deixa o motor  mais bem regulado por mais tempo, sem falhas e solavancos, principalmente em dias frios do inverno. Mas afirmo para vocês que, "eu", prefiro carburador. Em uma viajem, com um carro carburado e com platinado, qualquer mecânico de beira de estrada, de bicicleta, arruma! Se houver uma pane em um carro injetado, nem mesmo um mecânico da fábrica do automóvel conserta! Pode providenciar um guincho e leva-lo a uma oficina aparelhada para tal serviço!
                           A algum tempo atrás, quando o Mário Buzian e o Maurício Silveira estiveram aqui, conversamos sobre isto. Lembro que comentei com eles, e disse o seguinte: "Se alguém me der, de presente, uma ignição eletrônica para instalar na minha Chevrolet C10 ou em qualquer outro carro meu, eu não a coloco. Não troco o eficiênte platinado por uma ignição eletrônica!!" E olha que eu rodo com minha C10, vocês não imaginam por onde e como eu a uso! As minhas caçadas e pescarias são sempre em lugares distantes, hermos e de difícil acesso!!" Nunca fiquei empenhado!! Ao contrario, já ajudei muita gente com carrinho novo parado nas piores estradas. Sei que tem gente que olha carro velho com olhos atravessados, até não condeno, pois por falta de manutenção, tem milhares por aí atrapalhando o trânsito!!
                           Mas... eu fico puto da cara quando alguém me diz que carro velho não presta!  Eu provo o contrário!! E mais, digo o porque ele é muito melhor que o novo!! Para os carros velhos que atrapalham o frenético fluxo de hoje em dia, eu explico o porque com três razões simples e básicas:
                                     - Primeiro:  90% ou mais, de todos os proprietários de carros velhos, e até mesmo os antigos, que existem por aí, não tem condições de colocar gasolina em seus tanques, imaginem manutenção com um bom mecânico e boas peças!!
                                     - Segundo: Não se acha mais mão de obra qualificada para os carros antigos em qualquer lugar. As grandes e boas oficinas não querem fazer consertos nestes carros. Isto por vários motivos, dificuldade de achar peças é uma delas! Mecânicos?? É coisa rara nos dias de hoje. O que existe em abundância, são trocadores de peças!! Ninguém sabe consertar mais nada, pois é tudo descartável mesmo!! Então, quem tem um carrinho velho, além de não ter dinheiro, acaba levando seu carro em mecânicos picaretas que aprenderam o ofício consertando bicicletas.
                                     - Terceiro: A qualidade das peças novas de hoje em dia é PÉSSIMA!! Peças que antigamente duravam uma vida, hoje duram poucos meses. Algum tempo atrás estive conversando com um representante comercial, de uma grande empresa de rolamentos. Este amigo me disse o seguinte: "-Cuti, a indústria chinesa está acabando com nossas fábricas, não temos como competir em preço com eles. Então, está acontecendo o seguinte, a minha empresa compra rolamentos chineses, quando estes chegam ao Brasil, nós empacotamos em caixas com nosso logotipo e vendemos por um preço bem inferior ao que produzimos aqui. Só que a qualidade é muito baixa!! " Continuou: "-E um dos culpados para que isto venha acontecer, não é apenas a nossa carga tributária! É também o consumidor final, que na hora da compra, apenas visa o preço!! E isto não está acontecendo apenas com os rolamentos!! Tudo que é fabricado aqui, também está sofrendo com a importação, consequentemente a nossa qualidade cai!". Um comentário chocante do meu amigo vendedor!  
                           Chego a conclusão que o ser humano ficou bobo demais, consumista e doente. Hoje em dia, se um carro não tiver ar condicionado,  direção hidráulica, vidros e espelhos elétricos, e mais uma infinidade de bobagens, ninguém quer!! É um verdadeiro absurdo!! Isto se falando em homens, porque, me desculpem, mas as mulheres de hoje são piores, dizem que não conseguem dirigir um carro se não tiver hidráulica, ar e vidros elétricos!! Minha mãe dirigiu F1, F100, Rural, Simca , Opala, etc, etc, etc, e achava maravilhoso!!  O ser humano de hoje é um consumista bobalhão!!   
                           Bom, voltando a minha realidade, e o pensamento que tive na minha cama, lá no início da postagem.
                          Das milhares de marcas de carros que já foram produzidas neste mundo, estas todas, subdivididas em mais alguns milhares de modelos, consequentemente, se pararmos para pensar que cada modelo de carro, é assim, dividido em centenas, milhares, de peças diferentes, todos sem exceção, tem seus defeitos crônicos. Alguns tem defeitos estruturais, outros mecânicos, outros de acabamento, e assim por diante. Com os dodges brasileiros, teoricamente, não poderia ser diferente.
                            Mas aí, eu me ponho a pensar e me pergunto:"- Quais defeitos crônicos tem um Dart e seus irmãos?" Parem para pensar, defeitos estes que não se consegue corrigir sem modificar a peça em questão!
                         Primeiro penso na suspensão do dodge. Qual falha incorrigível tem?? A meu ver, nenhuma! Toda ela, estando em plena forma, não apresenta incômodo ao motorista!
                  Passo então para estrutura, peças móveis como portas, capôs, fechaduras, maçanetas, maquinas de vidro?? Nada disto apresenta defeitos incorrigíveis, até por sinal, são coisas que raramente estragam no dodge!! 
                           Diferencial e caixa?? Excelentes!! Motor?? Não tem o que dizer!! Aí penso nos acessórios do motor, como motor de arranque?? 100%. Bomba d`água?? idem! Bomba gasolina?? Dura muito, sem defeito!! Embreagem?? Nada ainda!!
                          Até que chego a uma peça, que dá, e deu e vai dar origem a milhares de reclamações!! O calo no pé dos mecânicos, a pedra no sapato dos "mechanicos"!
                                           "DFV 446"
                          Me perdoem os incompetentes, ou talvez, uma palavra menos chocante: Inaptos! Mas eu adoro o 446! Para mim, um carburador de manutenção simples e de fácil manejo. Precisa apenas de alguns cuidados básicos para trabalhar sem falhas e com respostas eficientes, por muito tempo. Nos anos todos de oficina, tive amostras de como "não" se deva executar serviços de manutenção nestes carburadores. Vi coisas impossíveis e inimaginaveis de um "mecânico" fazer! Aquela mania de bater com uma chave na tampa do carburador, em cima da agulha... aí meu Deus, é cruel!!!!!!
                            Concordo que o 446 é meio temperamental, não gosta de ser mal tratado e principalmente engendrado. Mas a minha relação com ele é totalmente amigável.
                            Imaginem só, quando um Dodge foi adquirido novo, por um médico, advogado, juiz, ou seja, uma pessoa de alto poder aquisitivo, se este saísse com o carro e tivesse que levar junto uma chave de boca para bater no carburador??? Ridículo!! E as agências avisando o novo propritário, que recem adquiriu um carro caríssimo:"-Olha, quando afogar, tu bate no carburador que ele desafoga!! Sem fundamento!!
                          Coisa que muitos dizem dele até hoje:-" O 446 do Dodge é igual ao do Opala! Fico embasbacado!! Nem o corpo externo é igual, que diremos do interno! Mas a maioria dos "mecânicos"teima em afirmar se tratar da mesma coisa.
                            Sei que o "patinho feio" tem também a errônea fama de babão!! Injusta!! Injúria, difamação!!! Se nos meus setenta e poucos dodges isto aconteceu duas ou três vezes, foi muito. E quando aconteceu, foi por minha culpa. Já notaram que a maioria das vezes que o 446 transborda gasolina por todos os poros, foi após ter sido mexido por alguém?? Quando ele está em funcionamento por meses, ou até anos, dificilmente acontece isto, de vazar gasolina? Imperícia de quem mexeu onde não devia!!
                             O DFV tem algumas regrinhas básicas, as quais aprendi em cursos exclusivos sobre ele, e também na prática. Seguindo-as, nunca, vejam bem, nunca vai afogar!! Mas, alguns seres humanos tem o grave defeito de denegrir o que desconhecem.
                                                            Charger 78
                             Este dodge eu comprei na cidade de Viamão, o carro era branco e foi pintado porcamente. Estava atirado ao lado de uma casa, bem humilde! Aparentemente, antes de ser pintado, era bem inteiro. Mas, acredito que seu dono quis inovar. Por estar a muito tempo jogado na rua,  a lataria se encheu de podres. Tinham bolhas saltando por varios pontos. Mas , pelo preço, acabei comprando o carro para desmanchar.
                            Levei o Charger para casa e acabei gostando dele, então passei um bom tempo consertando e desfazendo "atualizações" que tinham feito no coitado. A cor não tinha remédio, mas o carro ficou bem apresentável.
                             Algum tempo depois, em um domingo de sol, fui com ele a um antigo encontro de carros que acontecia na rua Princesa Isabel, quase esquina com a Ipiranga, em Porto Alegre. Acreditem, o carro ficou tão chamativo que era difícil alguém não nota-lo. Depois de tirar esta foto, acabei negociando ele por lá.


                                Na próxima postagem, escrevo sobre outro dodge, um Dart, 1976 branco

38 comentários:

  1. Graaaande Cuti!!

    Só me permita assinar embaixo dos teus comentários sobre carros antigos x novos !!
    Peças de reposição hoje em dia então, dá até desgosto....

    abs
    Edu Silva

    ResponderExcluir
  2. Fala meu grande amigo Edu!!
    Realmente, é sem comentários, é 10X0 pros vovos!!! KKKKKKKKKKKkkkkkkk
    Quanto as peças, é um Deus nos acuda, mas , mesmo assim, vamos tantando fazer o melhor possível!!
    Obrigado pelo comentário e um grande abraço
    Cuti

    ResponderExcluir
  3. Bah, eu tenho um amigo que só compra carro que tenha mil airbags e toda aquela sopa de letrinhas de segurança. É uma neurose, loucura mesmo.

    McQueen

    ResponderExcluir
  4. Amigo McQueen
    É uma neurose mesmo, sem dúvidas! Mas no fundo até da pena, porque em certos casos,um sujeito destes tem um tipo de racalque, um tipo de doença, sei lá!
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  5. CONCORDO EM TUDO QUE VOCÊ FALOU IRMÃO
    UM GRANDE ABRAÇO E UM BOM FERIADO PARA VOCÊ.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Cuti!

    É bem verdade o que você diz. Hoje em dia não tem sentido fazer alguma coisa que dure bastante. Qualquer carro com pouco tempo de uso já sente o peso do tempo. Isto infelizmente é uma questão de mercado e não creio que vá mudar. Antes as estradas eram ruins e se os carros não prestassem não venderiam.

    Eu gosto muito da simplicidade dos motores antigos. Sem as frescuras. Eu olho para um motor moderno com aquele tanto de coisas por cima e não me atrevo muito à mexer. Sem os equipamentos necessários é difícil descobrir alguma coisa.

    Gosto da tecnologia, embora ela venha de encontro com a simplicidade de manutenção. Um Dodge antigo com airbag, ABS, desembaçador traseiro entre outros apetrechos, se mantivesse a durabilidade seria muito bom, não seria?

    O mundo consumista realmente acaba com muita coisa boa...

    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Irivam meu amigo!!
    Obrigado pelo comentário. Um ótimo feriado pra ti também!!
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  8. Buenas Leroi!!
    Tu estas coberto de razão, se os bens de hoje fossem mais duráveis, o que seria da indústria?? Precisa haver este consumismo desenfreado. Só que não com o meu dinheiro!!
    Quanto a tecnologia, tem muito pouco dela que eu tolero !! Kkkkkkkkkkk
    Obrigado pelo comentário
    do amigo Cuti

    ResponderExcluir
  9. OOO Cuti, a China derrubo os EUA e vai derrubar aqui também, essa mania de primeiro preço segundo qualidade é de matar!Ninguem mais da valor a industria nacional, tudo que é de fora é melhor, duro que a maioria das coisas de fora é "made in china"
    Meu primeiro (resto de dodge) foi um 78 branco, gosto bastante desse ano, desde que estaja bem original!
    Quanto ao DFV no meu ex Dart ele tava dando um pouco de trabalho no começo, babava demais!
    Desmontei, fui trocar a boia mais desisti, a nova era um lixo, acertei a altura, coloquei dois filtros novos, um antes da bomba e outro depois ai tudo se resolveu!

    ResponderExcluir
  10. Amigão Fabrício!
    Eu gostaria de saber o final desta história toda, com certeza enquanto o governo do Brasil não reduzir a carga tributária em cima de quem produz, vai ficar cada vez pior.
    No Brasil quase ninguém quer produzir mais nada, tudo mundo quer ser funcionário público de alto escalão, ou seja, não produz nada e ganha muito!
    As vezes é melhor pegar uma peça original usada do que comprar uma nova, até tem coisa boa no mercado, mas a grande maioria é lixo!
    Outra coisa sem qualidade nenhuma são as ferramentas que existem à venda no mercado hoje, quase tudo porcaria.
    Obrigado pelo comentário
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  11. Cuti,

    Assino em baixo tudo o que vc escreveu sobre o DFV... É exatamente a mesma experiência que tive em 22 anos de convívio ...

    Com relação ao carros novos e antigos, eu já gosto dos 2 ... Adoro os antigos, design, durabilidade ...

    Mas os novos (e aí estou falando de carros mais robustos não de populares) tem as suas vantagens tb ... Acho que o que mais evoluiu foi a Ergonometria ... Quando vc viaja 400km, 500km, por exemplo no meu Chrysler 300M (que já é meio velhinho), vc chega novo em folha ...

    Mas como dizem os mais velhos, cada sapato no seu pé !! kkkkkk ...

    Abração,

    Badolato

    ResponderExcluir
  12. Cuti,

    A discussão sobre carros antigos e os novos vai longe...E a gente nem conseguiu terminá-la naquele dia que tu falou, né ?
    Eu gosto de "meter a mão na graxa" mesmo, mas muitas vezes nós vemos que nesses carros ditos "modernos" isso é simplesmente impossível de se fazer, visto que além da eletrônica embarcada, eles têm uma espécie de carenagem que fecha tudo, e apenas os ditos "trocadores entendidos de peças" é quem tem a chance de mexer nisso...
    Sobre os DFV, eu não só assino embaixo os teus comentários, como digo que vi tudo o que descreveste na prática, mexendo no carburador do nosso Dart Sumatra, e que delícia o carro ficou depois da tua desmontagem, limpeza e regulagem !!!! Indescritível a alegria de ter um carro funcionando 200% como de fábrica...
    Os Charger 78 sempre me marcaram muito, e eu lembro com saudades nos anos 80 quando vi um desses, branco com interno, faixas e meio vinil caramelo, sendo vendido a preço de banana na feira de usados do Anhembi, seu dono tentando convencer os sujeitos que o caçoavam de que o carro era muito bom, mas a turma só sabia tirar sarro e perguntar se "vinha um posto de gasolina junto" com o carro...Putz, que triste era aquilo...
    Abração, meu camarada !!!

    ResponderExcluir
  13. Grande Cuti,

    gosto muito de antigos, é sempre uma alegria poder sair com algum deles. Raramente tenho problemas, basta mantê-los adequadamente. Lembro quando comprei meu Landau 79 Vermelho Scala em 1986. Era um carro quase novo, sete anos de uso. Só exigia gasolina e óleo.

    Reconheço que a ergonomia hoje é muito melhor, como disse o Badolato, mas de Landau você sempre chega descansado ao destino. O que realmente gosto nos novos é a segurança de ABS e airbags. Esses equipamentos têm salvado a vida de muita gente.

    Quanto aos Dodges, algo que não gosto é a vedação, entra água demais; talvez seja um problema dos que conheci.

    Li com muita atenção tua aula sobre os DFVs. Eu não tenho formação nem experiência e não consegui me acertar com o DFV do meu R/T 78, tanto que o substituí por um Holley bijet, que nunca me deu qualquer problema. O pior é que mesmo o mecânico que cuida dos meus carros há anos não gosta de DFV. Fazer o quê, a fama mesmo que injusta pegou.

    Grande abraço.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Cuti, nada contra o DFV, mas gosto tanto do Holley 4jet, acho tão mais fácil de encontrar reparos e fazer os ajustes...

    ResponderExcluir
  15. Caro Cuti.
    Sabe, o meu Charger 76 marrom iguaçu, tem o original 446, e vou te dizer que nestes 5 anos que o tenho, troquei os reparos uma vez, comprei aquele kit que vem com tudo, e olha que não era o original, regulei ele sómente 2 vezes, o bicho fica as vezes 14 dias sem ligar, ponho gasolina na cuba, pelo caninho, e vruuuuuuummmmm, v-8 funciona no ato, tem coisa melhor que isso? Trocar pra que ?
    Abraços Rogério Guaranesia Minas Gerais

    ResponderExcluir
  16. Badolato
    Sei exatamente sobre o que tu falas quando gosta dos carros novos também. Apesar de eu preferir os antigos, eu ando com carro novo praticamente uma ou duas vezes por semana. Do meu pai ou dos meus irmãos. Ontem mesmo, fiz uma viagem de 700km. Eu e meu irmão saímos de Taquara à 1hr da tarde e as 19:30hr já estava em casa. Ainda comentei com ele , que, se tivesse ido de C10, não daria. Claro, isto se falando em carros melhores, mais caros, não esta "cacaiada" popular que tem à venda por aí. Concordo plenamente que tem carros novos bons, mas são caros para o meu bolço.Se um dia eu for aí, quero andar no teu Challenger!! KKKKKKKK
    Obrigado pelo comentário meu amigo
    Grande abraço
    Cuti

    ResponderExcluir
  17. Fala Marião!
    Sei disto meu amigo, a discussão vai longe mesmo! Mas veja bem, nesta postagem eu escrevi sobre o que eu gosto e aprecio, claro que tem milhares de pessoas que só gostam do novo, não querem saber de carros ou qualquer outra coisa usada. E é bom!! Imagina se todos quisessem antigos?? O preço dos dodges iria ficar muito pior do que já tá!!! Kkkkk
    Obrigado pelo comentário!!
    Grande abraço do amigo taquarense!

    ResponderExcluir
  18. Reinaldo
    É meu amigo, Galaxie é um departamento um pouco diferente, realmente não tem como comparar, nem com os antigos nem com os novos! É um carro realmente exclusivo! Pena que o Badolato não gosta de Ford, né??!!! Kkkkkkkk
    Entendo perfeitamente teu comentário, ABS, airbag, etc, etc, não restam duvidas que são modernidades que só ajudam a salvar as vidas. Mas, como diz um amigo meu,eu sou muito, mas muito conservador!! E outra, eu gosto de carros que eu sei arrumar.
    Antigamente tinha um ditado: Dodge que não entra água pelo parabrisa não é dodge. Mas nem é pelo vidro o maior problema, onde entra água é pelo pivo do limpador de parabrisa.
    Quanto ao DFV, ou tu entendes dele ou ... larga demão!!!!!!
    Obrigado pelo comentário meu amigo
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  19. Leroi
    DFV é melhor do que o holley, sem sombra de dúvidas. O Edelbrook já é diferente, é melhor do que os dois primeiros!
    Abração

    ResponderExcluir
  20. Grande Rogério Guaranesia!!
    Muito pertinente teu comentário!! Tem gente desmanchando a pauladas os DFV, mas o certo é que, estes que fazem isto, levar umas pauladas, não digo na cabeça, mas nas mãos, para não mexerem onde não entendem!! KKKKKKKK
    E outras coisa muito importante que esqueci de mencionar, Caro antigo , o b r i g a t o r i a m e n t e , tem que ser original. Quanto menos o dono inventar moda, mais feliz ele vai ser. Menos dor de abeça vai ter!! Sem contar que o carro original vale muito mais do que um todo futricado!
    Grandioso abraço
    Cuti

    ResponderExcluir
  21. Cuti, concordo contigo, mas também gosto de tecnologia. Ontem dirigi 4 horas a perua Honda da minha esposa, debaixo de muita chuva, sem parar. Cheguei inteiro, é bom ter ABS, Air Bags e tração integral. E estes hondas duram muito tempo também.

    Não tenho nada contra DFV, todos meus 3 dodges têm. Mas confesso que é difícil achar alguém que saiba resolver alguns problemas, simples até. Não existem mais profissionais que saibam fazer como deve ser feito.

    Os novos se vão, e meus dodges ficam.

    abraços!

    Vital

    ResponderExcluir
  22. Buenas, em se tratando de carburador, sei que o meu 446 foi limpo em abril de 2010, nunca vi babar, nunca precisou de regulagem, o máximo que eu faço é tirar o filtro de ar e dar umas batidas para limpar, passo um paninho por dentro da panela do filtro e era isso. Para não passar em branco, uma vez que afoguei ele, de tanto pisar no acelerador para ligar, depois peguei a "manha". voltei no outro dia, e pegou de primeira. Confesso que estou muito curioso para ver um Qjet no lugar..abraços

    ResponderExcluir
  23. Vital
    Concordo plenamente quando se diz que os carros novos, os bons, são ótimos de dirigir e que passam uma sensação muito grande de segurança, etc, etc. Sei de tudo isto! Mas o que me refiro na postagem é principalmente sobre a durabilidade dos carros. Duvido que um dos novos vá durar tanto quanto os antigos! Sem contar que as estrada de hoje são infinitamente melhores que de antigamente. Um novo não aguentaria os tempos antigos. Em contra partida, sei que os modernos são melhores para as grandes viagens, principalmente em termos de segurança.
    Obrigado pelo comentário meu amigo
    Abração

    ResponderExcluir
  24. Caro Jacson
    Um DFV em boas mãos, não deixa nada a desejar para qualquer outro, isto é fato consumado!
    Quanto ao quadrijet, é bom sim!! Transforma o carro, mas ainda prefiro o original!
    Grande abraço
    Cuti

    ResponderExcluir
  25. Cuti, vou colocar uma 4jet em Dart, quando fui conversar com o mecânico ele tentou de tudo para me convencer a instalar um kit de injeção, claro que não aceitei e logo logo vou estar com o 318 com a Holley. Agora pergunto, alguém tem esse kit injetado instalado???

    ResponderExcluir
  26. Fala Binho!
    Tu já comprou o quadrijet holley?? Caso não, compre um Edelbrook, é bem melhor!!
    Não conheço ninguém que tenha instalado injeção no dodge, pelo menos que eu saiba. Mas eu, veja bem, eu, não instalaria de jeito nenhum, nem de graça!! Procuro manter meus antigos o mais original possível!!
    Mas com certeza não deva ser muito difícli de instalar injeção no 318. É o mesmo motor da Cherokee , então, acho que não deva ser muito difícil.
    Abração

    ResponderExcluir
  27. Realmente Cuti, hoje as coisas não são duráveis.
    Tenho aqui na garagem:
    Del Rey 84 com 102 mil km
    Del Rey Ghia 85 com 62 mil km
    Gol 1.6 mi 97 com 44 mil km
    Jeep 51 com km em estudo!
    Ford F3 51 pra ser restaurada em breve porém mesmo ficando 20 anos no tempo está impecável de lata;
    Yamaha RX 180 1981 com 14 400 km
    Honda Falcon 2001 com 48 mil km

    Tá certo que nem todos são tão antigos, mas eu observo o seguinte, os del rey ainda tem todos os componentes originais de fábrica. Ate a bobina, cabos de vela, acelerador, são originais. Confesso que no 84 eu troquei alguns componentes por medo de uma hora parar pois eu uso os carros pra todo lado. Guardei as originais. Quanto aos rolamentos, eu troquei um dele, até sem necessidade, e já me deu dor de cabeça pois ja voltei 2 vezes na loja pois ele está chiando.
    Acho que os carros de hoje em dia também perderam o carisma que os antigos tinham. A qualidade nem se fala, até o gol que tenho aqui que já tem uma mecanica mais atual ainda é melhor no meu ponto de vista dos que estão vindo hoje.
    Meu jeep, eu uso toda semana em condiçoes severas na roça e já tem mais de ano que nem troco o platinado. Um amigo que tem um com ignição eletronica vive ficando a pé e o meu velhinho é que arrasta o dele!
    O que eu sinto mais falta nos carros de hoje é a alegria q a gente sentia quando andava nos carros de mais antigamente. Eu tive algumas com meu paie alguns amigos num D60, F600, F4000, F1000, Del Rey, 147 picape, C10, Simca, Belcar Vemaguete, Aero Willys, Opala e por aí vai.
    Parece que e a conclusão que hoje os carros são descartáveis, economicos desde sua concepção e a facilidade de comprar banalizaram essa alegria. Não sei se alguém me compreende. Sei lá... rssrs

    ResponderExcluir
  28. Cuti tocando no assunto de injeção eu "era" fã da injeção nos dodges ate ver o dart de um amigo torrar todo o cofre, logo depois vi um magnum injetado no mercado livre que também pegou fogo, fora os outros relatos de colegas com opalas e apzinho que tão ralando com a tal injeção adaptada!

    ResponderExcluir
  29. Caro Vagner
    Entendo perfeitamente tem raciocínio quando falas que os carros perderam seu carisma, eu sinto a mesma coisa. Antigamente comprar um carro era um acontecimento, um fato alegre! Hoje se tornou banal, é um simples amontoado de lata na tua garagem, sem graça alguma.
    Quanto as peças, conheço vários galaxies e dodges que ainda tem os cabos de velas originais!! E não são carros parados!! Rodam bastante. E as bobinas?? As originas do dodge (Lucas)praticamente não estragam nunca!!!!A sorte é que não caíram nas mãos de mecânicos incompetentes, ou talvez, modernos! Estes que trocam tudo no carro a cada revisão!! Conheço um punhado deles!!
    Na minha C10 tenho distribuidor com platinado, troco uma vez por ano, ela nunca me deixou na mão!! Eu acho que esta tecnologia toda deixou as pessoas lesas da cabeça, meio doentes. Porque trocar um sistema que funciona?? Só porque leram em uma revista que é tecnologia?? O ser humano tá doente!!!!
    Obrigado pelo comentário meu amigo!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  30. Fala Fabrício!!
    Algumas pessoas evoluem mentalmente, outras regridem. Dependendo da companhia e do meio em que vivem, ou seja, o sistema muda os fracos!!
    As vezes a gente tem tendência a seguir idéias e formas de vida de outras pessoas, mas para os que pensam, por vezes, acabam vendo que ser um carneirinho não é tão bom assim.
    Grande abraço meu amigo
    Cuti

    ResponderExcluir
  31. Buenas thê!!!Andei mei sumido mas sempre que posso e o trabalho permite dou uma passada por aqui...E como sempre faço ótimas leituras,a respeito do que vc falou acima concordo com tudo e assino em baixo.
    Ah ... vai um convitezinho de ultima hora ,terá encontro em Sto Antônio, na cidade baixa,vamos sair de Caxias com alguns carros ,não se sabe certo quantos né ,prq combinado de ultima hora alguem acaba sempre dando para tras,se quizer entrar no comboio combinamos de nos encontrar por ai viu...Abraços

    ResponderExcluir
  32. Fala Marcelão!!
    Quem é vivo sempre aparece!! Tô brincando, sei que o amigo sempre da uma passada pelo blog para ler as novidades.
    Se der eu dou uma passada lá no domingo, vou ver com a patroa!!
    Obrigado pelo comentário!!
    Abração

    ResponderExcluir
  33. Fala Cuti...Tranquilo?...descobri teu blog há pouco tempo e estou gostando muito, primeiro por ser gaúcho e viajar um pouco no tempo e espaço ao ler tuas histórias, pois hoje moro em brasilia...segundo pelos dodges, paixão antiga, ainda terei um..rs...com relação à peças sem qualidade, é o mercado né..precisa rodar, então fazem essas 'coisas' atualmente...é isso, um abraço e muito sucesso para ti.....

    ResponderExcluir
  34. Caro Donatto
    Tudo tranqüilo meu amigo!! Obrigado por ler e comentar aqui neste pequeno espaço. Fico realmente gratificado com os comentários!!
    Quanto ao mundo agitado e super povoado e hoje, tu tens razão em certos aspectos, precisa girar, caso isto não ocorra, quebra tudo!! Kkkkk
    Mas se a pessoa , ou seja, o consumidor selecionar o que presta, descartando o que não presta, acho que iria moralizar um pouco esta suruba!!
    Grande abraço e muito obrigado pelo comentário, te desejo um igual ou maior sucesso e muita saúde!!
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  35. E o post novo, estamos anciosos.abrçs

    ResponderExcluir
  36. Jacson
    Vai ficar para o meio da próxima semana, terminei agora apouco uma coisas em um dodge de um amigo que passou a semana aqui, e tô acabado!! kkkk
    Abração

    ResponderExcluir
  37. Cuti,

    Muito boas as suas postagens, mas esse R/T 78 da foto me parece branco, a foto é que foi pintada na base da "canetinha".

    ResponderExcluir
  38. Caro anônimo
    O carro inteiro foi pintado com "canetinha" pelos meus sobrinhos.
    Abraço

    ResponderExcluir