sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dodge LeBaron 1979 vermelho

                                                     
                              Ontem recebi uma notícia boa, a mais ou menos um ano atrás, comprei um lote de peças de Dodge de um cara de São Paulo. Para não pagar frete, que chegaria a quase mil reais, meu irmão falou com um amigo, este tem uma grande empresa, com vários escritórios pelo Brasil, sendo que um deles em São Paulo.  Este se prontificou a pegar as peças e traze-las à Taquara sem custos. Muito bem, o amigo do meu irmão mandou um empregado do escritório de SP pegar as tais peças no endereço que lhe passamos e deixa-las no escritório em São Paulo, que, posteriormente, traria para cá.
                            O empregado do amigo do meu irmão pegou as peças em um fim de semana, como a empresa estava fechada, levou as peças para a casa de um amigo dele. Depois de uns trinta dias, muitas cobranças depois, muita procura pela mercadoria, ninguém sabia onde estavam as peças. Resumindo, depois de muitas cobranças minhas e sem resposta alguma, concluí que as peças sumiram. Para economizar no frete, acabei por perder tudo! Tinha levado um prejuizo!
                              Eu já tinha dado as peças como perdidas. Mas... não me perguntem como, ontem, um ano depois, o amigo do meu irmão ligou e disse que as peças estavam em Taquara. Não acreditei, e logo pensei, quantas peças tinham sumido neste tempo todo. Fui lá buscar e tive uma agradável surpresa, estavam todas lá! Milagres acontecem!! O que é para ser está escrito.
                              No início dos anos oitenta, ganhei dois lindos posters de Dodge de um grande amigo. Este material estava afixado na parede da sua auto eletrica. Todas as vezes que eu ia lá, ficava conversando e olhando a parede, não tirava os olhos das imagens. Em certo dia cheguei lá e o material não estava mais na parede, logo fui cobrar do meu amigo onde ele havia enfiado os posters. Prontamente ele me entregou um pacote com os dois dentro. Me disse que era um presente, pois só assim, eu iria conseguir conversar normalmente quando fosse lá.
                             Estes poster ele ganhou na agência Chrysler de Taquara - Sul Peças-. Ele era íntimo amigo do dono da agência.
                              No mesmo dia, fui a uma vidraçaria e mandei emoldurar as imagens e colocar vidro na frente, para preservar o máximo.  Depois destes, acabei ficando apaixonado por posters, comecei então a procurar tudo que fosse relacionado a isto. Em pouco tempo tinha vários emoldurados.
                             Ganhei mais alguns de outros amigos, outros tirei de revistas, jornais, etc. Hoje em dia tenho bastante, mas tem coisas que nunca são demais, e isto é uma delas. Por este motivo estou sempre a cata e seguidamente encontro algo novo. No ano passado encontrei alguns à venda no site do museu do dodge, do nosso amigo Badolato. São um kit com 5 imagens, comprei também. Estou guardando todos eles para que em um futuro próximo, eu possa emuldurar as paredes do meu novo escritório.

Este foi um dos que meu amigo Cézar me deu, tirado das paredes da sua auto eletrica direto para meu escritório

Este Charger 1973 ganhei de um amigo aqui de Taquara

Este foi o outro que ganhei do meu amigo Cézar, da auto eletrica

Que trio hein??

Para quem gosta dos Corvettes, este está demais. Ganhei do meu amigo Kaka, a muitos anos atrás
                                                O  LeBaron vermelho

                            Quando fiquei sabendo que o Aldo Cananni queria vender a Yamaha RD350, eu estava de férias , na praia de Capão da Canoa. Foi no mês de janeiro, vim a Taquara para comprar a moto e no outro dia de manhã retornaria a Capão. No dia seguinte, depois do negócio com a moto feito, antes de sair para pegar a estrada de volta a praia, apareceu um cara lá na oficina, ele tinha um dodge absurdo, eu nunca tinha visto nada igual!!
                            Quando o cara encostou no portão da oficina, dei uma espiada para fora para ver quem tinha chegado. Com a visão horripilante que tive, quase fiz uma coisa que nunca deve ser feita, quase me escondi para não atendê-lo. Mas o fato é que quando vi o monstro, a vontade foi sair correndo. Um carro pintado a pincél!! Achei que ele tinha ido até lá para fazer um orçamento da pintura do LeBaron, ou outro serviço qualquer. Mas, o cara ficou batendo palmas na frente do portão, insistentemente. No fim, acabei atendendo ele para me livrar logo e ir embora.
                           Abri o portão e tive que me controlar para não ter um acesso de risos do carro. Mas conversa vai e vem, o sujeito queria mesmo era se livrar do LeBaron, e depois de alguns minutos, me ofereceu este carro. Eu estava com tanta pressa de retornar ao litoral e tão abobado com aquela pintura, que olhei o carro por alto e lhe ofereci bem menos da metade do que o cara tinha me pedido.
                             Eu realmente não queria comprar mais um dodge, muito menos uma coisa como aquela!! Naquele momento, queria ir para a praia!!Fiz a propósta para não comprar, ou seja, para mandar o cara embora e me liberar. Mas, já diz um ditado antigo , quando a gente não se mostra interessado em alguma coisa, ela vem mais facilmente do que se imagina! E assim foi, o cara até tentou argumentar, mas não mostrei interesse nenhum no carro, e lhe disse que estava de saída para minhas férias. Lembro que pedi a ele que procurasse um circo e oferecesse o dodge, talvez em um picadeiro o carro poderia ser apreciado, mas não eu!  Então, quando entrei no meu carro para sair, o vendedor viu que eu realmente não tinha interesse no LeBaron, e, antes que eu fosse embora, o sujeito aceitou minha propósta. Fechamos negócio com o carro.
Para quem nunca viu, carro pintado com broxa ou pincél, sei lá! As calotas tinham sido pintadas de azul!! Era espantoso o tratamento dado aos nossos dodges nas décadas passadas
                            Coloquei o LeBaron para dentro do pátio da oficina,  fechei tudo, malas prontas, pulei dentro do meu carro e me mandei para a praia. Eta tempo bom aquele, era só querer alguma coisa e fazer. Não tinha o compromisso que tenho hoje, a vida é muito mais simples quando se é jovem. E justamente por ser assim, acho que as coisas fluem automaticamente melhor.
                             Um mês depois,quando retornei a minha rotina em Taquara é que fui olhar o carro. Uma coisa que não tinha percebino na hora da compra, depois é que fui ver, os documentos do carro constavam como um dodge branco. O cara pintou o carro e não alterou os documentos!! E andava com ele tranquilamente. Tinham pedaços grandes de tinta vermelha caindo, em plastas!! Parecia ter sido pintado com cal!! Ná época achei o carro uma grande porcaria, pintura totalmente horrivel e descaracterizada, os estofamentos não eram mais originais, etc, etc. Tinha em ótimo estado os dois parachoques, bons mesmo. A lata não era ruim, era bem alinhado. Quase não tinha massa plástica.
                              Quando eu digo que a grande maioria dos donos de dodge na década de oitenta e noventa eram picaretas, eu realmente, não estou brincando! Este LeBaron, provavelmente, era bem alinhado e razóavel, claro que antes de ter sido "pincelado."Simplesmente o antigo dono destruiu o carro.
                             Acreditem vocês que dei apenas uma volta com o carro e foi o que me bastou para decidir desmancha-lo. Claro que se fosse hoje não faria, mas eram outros tempos. Passados alguns meses, a única coisa que sobrou deste LeBaron foi o chassi. A procura por peças dos modernos era enorme, vendi tudo em uma velocidade espantosa.
                              Na minha próxima postagem conto sobre um Dodge Gran Cupe 1974, branco    

39 comentários:

  1. Comica esta histiria do Lebaron!

    Voce mencionou um fato que lembro muito quando era criança Cuti. Um circo se instalou ao na quadra do lado da minha casa, e adivinha os carros usados para puxar os Treilers. Dojao...
    Lembro em especial de tres, um Charger amarelo sem vinil e faixa, um dart coupe bege 71 e outro coupe branco com vinil bem que tinha as lanternas trocadas por outras de carretinhas. eram bem sujos ficavam no tempo. Eu ia ao circo mas nao assistia o espetaculo, ficava em volta dos dodges que era a unica coisa que me chamava atençao, achava o maximo os Dodges e almejava ter um dodge, nao duvido nada estes carros ter se acabado...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Grande Cuti!

    A história deste Le Baron, me fez lembrar de uma figura carimbada aqui de São Leopoldo, que talvez você tenha conhecido.
    Vou narrar esta história para os amigos aqui no seu blog.
    Alguns anos atrás um comerciante aqui da cidade, que ainda tem uma casa de surdinas, mais conhecido como LABAREDA possuía um Dodge Charger R/T, não me recordo o ano mas era dos modelos 73/78.
    Em um ano de campanha eleitoral, o Sr. Labareda utilizou o Charger como de carro de comício.
    Os amigos devem estar pensando em um Dodge todo esgualepado, mas não, era um carro bom, pelo menos aparentemente.
    Porém este carro comeu o pão que o diabo amassou nas mãos do Labareda, teve uma época que foi instalado uma surdina estilo Mad Max no Charger.
    Voltando ao ano eleitoral,alguns meses depois do término da eleição eu me deparei com o Charger em um posto de combustíveis.
    Eu acredito que o Sr. Labareda não recebeu os seus honorários pelos serviços prestados pois acreditem, ele literalmente escancarou com o nome do politico.
    Sabem onde? Na lataria do Charger e com letras pintadas cuidadosamente à mão.
    Este era o valor de um Dodge Charger R/T.
    Depois disto nunca mais vi este carro,não sei se ainda existe ou se já virou parafuso na siderúrgica.

    ResponderExcluir
  3. Lucas
    Bem lembrado, aqui também os dodges eram os preferidos dos circos, todos, sem exceção, tinha dodges para puxar seus treilers
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  4. Fala Maurício
    Cara, lembro que aí em São Leopoldo tinha uma Ford F1 , acho que ano 1950, no lugar da pintura lisinha, o cara mandou emborrachar a lata toda. Com aqueles produtos que se passa por baixo do carro, contra batidas de pedras. Era horrivel, isto foi lá pelo ano de 83 ou 84. Ela estava sempre parada em uma ruazinha que tem ao lado da praça, perto da rodoviária.
    Quando viajava com meu pai, lembro que tinha um cliente em Terra de Areia RS, dono de posto de gasolina na BR101. Tinha uma enorme casa ao lado do posto. na garagem , dois Chargers. Um 78 marrom(do ano) e um 77 branco. Certa vez ele se candidatou a prefeito e usaram o Charger branco para fazer campanha. Destruiram o carro
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  5. vixi!!! LEBA vermelho é pra acabar!!
    quanto a pintura num posso fala muito tinha um dart meio rt pintado de zarcão no rolinho!
    Lembra da foto que te mandei, até que num tava feio kkkkkkkkk!!!

    ResponderExcluir
  6. Cuti,

    Ate legal os dodges puxarem Trailers em Circo,
    talves a escolha foi feita por se tratar da resistencia que os dodges e os V8 no geral tem.

    Mas como dizem os mais vividos, nada fica pra sempre, hoje a realidade dos dodges e bem diferente pra melhor.

    Quanto ao dodge Lebaron o antigo proprietario queria se livrar dele mesmo, os donos de dodges daquela epoca nao tinham muito apego com os dodges como os proprietarios e colecionadores de hoje tem!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Fabricio
    Não combina nem um pouco mesmo a cor vermelha em um Lebaron. Lembro da foto sim.
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  8. Lucas
    Acoisa mudou muito em vinte anos. Confesso que nem eu que trabalhava com peças desde aquela época imaginava isto, mas , com certeza agora está melhor para os dodges
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  9. hahahahaha, pintar um carro no pincel ou no rolinho é porco demais !! hahaha !! po, quer fazer a coisa de modo caseiro, usa pelo menos spray !!!
    Imagina aquelas calotas lindas do Baron pintadas de azul ??? puuutzzz... e quanto não vale um jogo de calotas dessas hoje ??? Uma pequena fortuna !!

    Abraço

    Edu Coxinha

    ResponderExcluir
  10. Muito legais os posters Cuti!!!
    Esse LeBaron devia ser de doer os olhos... pobre LeBaron!!!! Quem faz isso em um carro (ainda mais DODGE) merece levar uma bela surra!!!!!!!!! Kkkkkkkk
    Abraço.

    http://dodgefever.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Cuti

    Com certeza! Agora esta melhor para os dodges, como nunca... Na minha opiniao, e mais do que merecido para os poucos sobreviventes.

    Eu imagino que quase ninguem pençou que um dia os dodges iriam inflacionar e serem cultuados.
    O antigo mobilismo cresceu bastante, com isso a procura por carros ficou maior, e os preços dispararam.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Mas sabe o mais engraçado Lucas / Cuti, ainda não tem ideia do preço destes carros, no ultimo encontro da FSA aqui na minha cidade, um senhor veio ate mim na hora que tava indo embora e perguntou "Quanto vale pra comprar um dodge destes, assim como ta o seu, com uns 10.000 da pra pegar um desses né?" Quando eu falei que valia entre 28 e 30k, o cara se assustou !! "Nossa ja ta valendo tudo isso?" é raro hoje em dia, mas ainda tem alguns que não tem a menor ideia... Eu acho que devia voltar a custar barato porque assim dava pra eu ter pelo menos uns 3 ou 4 !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!

    ResponderExcluir
  13. Cuti, fez bem em desmanchar. Cada vez mais eu tenho a convicção que só se deve por energia no que vale a pena. As peças foram para outros carros e assim a vida segue.

    abraços!

    ResponderExcluir
  14. Edu Coxinha
    Eu imagino a cara deste senhor na hora que voce falou o valor, pois quem nao esta no ramo de antigos nao imagina o quanto vale, muitos pençam que vale 10, 15 mil, na verdade ate alguns que estao em volta dos antigos soltam algumas bobeira bem sem noçao, olha e cada um...
    Realmente tem muito pescoço nos encontros, quando me perguntam o quanto vale meu dodge eu respondo dizendo que um carro antigo nao tem preço, e nem tabela de preço, e uma pergunta que escuto constante, dependendo da figura ate corto sem dar detalhes, nao sou groço nem mal educado, mas como e ruim gente que nao tem o que fazer e vem olhar e puxar assunto so pra especular. Mas pra quem tem dodge e assim mesmo,
    agente ve de tudo. Em encontros principalmente ou em posto de Gasolina, e sao bem na hora que nao tem muito pra onde correr. KKKKKK

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Edu Coxinha
    Cara, até para se porco precisa ter criatividade!!! Provavelmente o sujeito gostava de segurar no pincel!! Rsrsrsrs
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  16. Marcos
    Tem razão, o cara merece uns tapas pelo menos. Se alguém fizer isto hoje em dia não escapa
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  17. Edu Coxinha /Lucas
    Tem mais gente assim do que se imagina, Quem não gosta de carro não tem noção de preços. Pena que esta gente não tenha dodges, pois assim poderiamos comprar alguns bem baratos!
    Quem realmente sabe dos preços são os proprietários.
    Alguns meses atrás um cara me ofereceu um chevette todo fudido em troca do dodge Azul, achando que estava me fazendo uma grande proposta!! Bem respondi
    Abração

    ResponderExcluir
  18. Vital
    Obrigado pelo comentário
    Abraço
    Cuti

    ResponderExcluir
  19. Pessoal por incrivél que pareça eu conheço um cara dono de um rt 78, que não ve a rua a uns 15 anos e o cara num tem noção de preço e nem esta preocupado em saber, antes de comprar o Dart eu procurei o cara pra ve se ele me vendia o rt, mais ele falou que não pela trocentésima vez, agora que to com planos, batante peças compradas pro dart eu trombo o carro na rua e ele me oferece o carro!Isoo tem quase uma semana!
    Agora to no desespero pra vender o dart vou ve se consigo uma grana pra da um sinal pra ele!
    Pena que vou ter que torrar o dart ,não da pra ter os dois agora!

    ResponderExcluir
  20. Fabricio,

    Boa sorte na negociaçao, vai com Fe que tudo vai dar certo, boa sorte!!!!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Cuti, somente para informação esse Charger R/T 77 branco/marrom de Terra de Areia roda aqui em Garibaldi há pouco mais de um ano, devidamente restaurado e salvo de virar prego, abraço!! Se quiser manda teu mail que te passo fotos.

    ResponderExcluir
  22. Fabrício
    Prezado amigo , espero que consigas comprar o tão desejado RT. Quando comprar, manda uma fotos
    Boa sorte
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  23. James
    Cara, tu não sabe o quanto eu andei atrás deste carro! A uns três ou quatro anos atrás, estive lá no posto Ganso (BR101) para tentar comprar o RT. A dona Maria (doda do carro) não queria vende-lo. Algum tempo depois fui lá de novo e já tinha vendido. Lembro que o carro estava dentro de uma garagem ao lado do posto, foi erguida uma parede e o carro ficou lá dentro!! Me manda umas fotos dele
    Eu vi este carro zero!! cuti70@bol.com.br
    AbraçãoCuti

    ResponderExcluir
  24. James/Cuti

    Por acaso este R/T e o mesmo que saiu na Classic Show? Em que os dodges apareceram em uma segunda ediçao do charger?
    Eu ja ouvi falar deste dodge que ficava em uma vitrine de um posto de gasolina, e depois fui saber qual era o carro na revista...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Lucas
    Não é este com certeza!! O que ficava em uma vitrine era da serra, acho que São Marcos, um RT1977 também, mas muito bem cuidado e zero.
    Abraço

    ResponderExcluir
  26. Lucas, não é o mesmo não... esse de São Marcos - que saiu na Classic Show na mesma matéria do meu R/T 75 dinastia - era muito pouco rodado, foi para um colecionador de Santa Catarina. Ambos tem a mesma combinação, brancos com vinil e interior marrom, abraço!

    ResponderExcluir
  27. Cuti,

    Até que o Le Baron não tava tão feio assim ...

    Só faltou vc falar quais as peças que vc comprou aqui em SP ... Fiquei curioso ...

    Abração

    Badolato

    ResponderExcluir
  28. Badolato
    Cara, não tava feio mesmo, mas naquela época eu tinha outra cabeça e o meu negócio... é foda!
    Quanto as peças vou tentar lembrar as mais importantes, por alto: 2 pares de lanternas traseiras (1 par 75/78 e um par 73/74)2 parachoques,3 painel de instrumentos,1 capô traseiro, 9 rodas rallye, 1 porta traseira esq, algumas peças de motor, 2 jogos de suspensão completos (pivos,buchas, ponteiras,braço aux e pitman e mais um monte de quinquilharias pequenas, não lembro mais. Uma boa compra quase perdida. Achei no mercado livre, comprei uma pecinha do cara e conversando depois, me ofereceu tudo que tinha.
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  29. Badolato
    Ia esquecendo, tu fez o comentário de número 500. Não poderia ser uma pessoa melhor escolhida para esta marca. Padrinho do meu blog!!
    Abração meu amigo

    ResponderExcluir
  30. Cuti/JAmes
    Obrigado por esclarecer minha duvida, este RT da materia e muitissimo novo, tem ate os Pneu orinais de fabrica, por isso fiquei na duvida, pois o carro e muito novo e nao tinha evidencias de restauraçao pela sua historia...

    JAmes, Parabens pelo RT dinastia!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Cuti, falando em RT 1977...
    O Badolato esta terminando um branco tambem. Este carro ficou bem caprichado, vai ser um destaque na coleçao do museu.

    sabe, uma das coisas que tornam os dodges muito interesantes e colecionaveis e o fato de todos os anos terem sidos mudados em alguma coisa. Por exemplo os RTs sempre mudavam as faixas... Quando se vai em um encontro de dodges podemos ver varios charger RT juntos ate da mesma cor mas sempre de ano direrentes... Na minha humilde opiniao, e o carro nacional mais interesante e colecionavel por ter muitas caracteristicas unicas, isso e um diferencial dos dodges.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  32. James
    Teu Charger Dinastia é um sonho de consumo. Parabéns
    Abraço

    ResponderExcluir
  33. Lucas
    A combinação branco/vinho do dodge é muito bonita. Um carro ímpar! Vi as fotos do Charger do Badolato, novo mesmo, vai enriquecer o acervo do museu
    Abraço

    ResponderExcluir
  34. Cuti

    Os RTs 1975 realmente sao um capitulo a parte na historia da Chrysler, um sonho de consumo de muitos dogeiros, sem duvida nenhuma, sempre ouvi muitos proprieterios de dodges destacar este ano do Charger... Mas olhe, se tem um Charger que tambem sempre me chamou muita atençao foi o RT 1977, Vermelho Reviera, e um dos meus sonhos,
    de Charger, acho a faixa deste ano muito bonita,
    talves este carro ficou na minha cabeça por eu ter ido em um Cebo pela primeira vez, ainda muito criança e encontrei uma 4Rodas com o teste do RT 1977 Marro Iguaçu, este teste e bem conhecido por todo mundo... Na epoca mal sabia ler, mas so de ver o DOJAO na revista ja valia... hahaha

    Abraços.

    ResponderExcluir
  35. Lucas
    Cara, eu adoro RTs 75, certa vez tinha um dinastia para vender na gaucha car em Porto Alegre. Isso lá por 84 ou 85, não comprei por birra com o vendedor, o cara era muito antipático. RT 77 eu tive uns 10, só veneza foram 3 ou 4. Em brave falo do meu RT 77 riviera
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  36. Legal Cuti,

    Epoca boa Cuti, ainda se tinha bastante dodge para comprar... Voce deve ter aproveitado bastante hem? Hoje os dodges estao cada dia mais caros, ja nao e mais facil como antes comprar um, agora tem que pagar o preço que sobe a cada dia! Pra quem quer ter fica mais dificil, mas compensaçao os carros nao estao virando mais sucata.
    Abraços,
    Lucas.

    ResponderExcluir
  37. Lucas
    Era uma época muto boa mesmo, tenho muita, mas muita saudade mesmo! Foi uma época em que nada era custoso para mim, tudo parecia muito fácil, uma pena que tudo passa...
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  38. Valeu pelos elogios pro Dodge, Cuti e Lucas! Recebeu as fotos que mandei há alguns dias, do Charger R/T 77 de Terra de Areia? Abraço!
    JAmes

    ResponderExcluir
  39. James
    Não tem o que agradecer meu amigo! Recebi as fotos sim, desculpe não ter respondido o e-mail.
    Grande abraço
    Cuti

    ResponderExcluir