sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dart de Luxo Azul Capri- parte 3

                        Aproximadamente no ano 2002 eu comecei a desmontar o Dart para a segunda reforma, primeiro foi retirada toda a mecânica. Algum tempo depois o carro foi desmontado por completo para dar então andamento na parte de lataria. Como seria uma reforma total mesmo, resolvi cortar o teto e colocar outro, para me livrar daquela coisa horrivel que tinham colocado no coitado, teto solar! Depois disto feito, o Dart começou a ficar com cara de Dodge original novamente!
O Dart teve a tinta velha toda raspada, ficou somente na chapa. A reforma foi por cima e por baixo.

Não teve um pedacinho do carro que não foi mexido



Um dos guardiões da minha oficina. Querem saber o nome dele? Magnum!
                         Nesta época até cogitei em colocar um motor zero, de Dart, que tenho guardado lá em casa.
                        Explico:
                           - No final da década de setenta, a Chrysler do Brasil doou um motor, de Dart 0K, para uma escola técnica de Taquara, esta escola tinha cursos proficionalizantes de macânica. Provavelmente a Chrysler tenha feito isto em vários lugares. Ou seja, várias escolas técnicas espalhadas pelo Brasil, ou Rio Grande do Sul, ganharam um motor novo para estudo.
                         Na década de oitenta um aluno da escola comentou comigo que havia um motor V8 atirado em um canto da sala de mecânica, ele não sabia de que carro era, disse-me ele que o professor afirmava ser um motor de Simca. Eu pedi a ele que indagasse na escola detalhes do motor, mas sem fazer muitos alardes. Sutilmente! Muito sutilmente!! Alguns dias depois ele me disse que o motor estava lá, mas de concreto ninguém sabia de que carro era. Só sabia que o motor tinha sido doado por uma fábrica de automóveis e era oito cilindros. Combinamos com o professor e fomos lá ver o tal motor. Quase caí duro! Um motor Dodge 318", zero!!!. O professor foi  categórico : É de Simca Emi-sul! E eu prontamente lhe respondi: Ééé.
                         Tentei muito nos anos seguinte comprar o motor, falei com todos os diretores, mas sem ter sucesso. Com o último diretor com que mantive tratativas de compra, quase fachamos negócio.  Pois aleguei a ele que o motor estava parado desde que veio da fábrica, ninguém havia mexido nele e tal e coisa. O homem concordou em vender.  Um outro professor havia me dito que até pouco tempo atras o motor estava dentro de um engradado de madeira com as inscrições:Chrysler do Brasil. Quando achei que o negócio estava feito o diretor se aposentou e as negociações voltaram a estaca zero. Bom, aí eu quase pirei da cabeça e parei de correr atras.
                          Em 1996 quase tive um chilique. Não me interpretem mal, foi  no bom sentido! A escola trocou este motor por vários motores elétricos em uma auto elétrica de Taquara. Vejam bem, o négocio foi feito a base de sucata!!!! Vários motores elétricos usados, para serem  estudados pelos alunos, trocados pelo 318"ZERO! Uma troca mais ou menos a quilo!! Eu como já vinha perseguindo  a muitos anos este motor 318" fui atras. O dono da elétrica estava reformando uma Chevrolet Veraneio e iria colocar o motor nela. Não me vendeu! O cara acabou vendendo a Veraneio em seguida. Fui atras e fiquei sabendo que o novo proprietário da Veraneio istalou um motor diesel e atirou o motor 318 em uma oficina na cidade de Igrejinha. Fui até a oficina para me certificar se era o motor mesmo, e era! O proprietário da oficina se recusou a me dar o endereço do dono da Veraneio, de certo achou que eu era um ladrão, não sei! Nestas alturas eu já estava quase louco.
                          Alguns dias depois descobri que o novo dono da Veraneio morava em um sítio no interior de Taquara, fui lá, falei com ele e vejam só o que ele me disse: Olha... o dono da oficina de Igrejinha me deu um prazo para tirar o motor de lá, caso eu não tire logo, ele vai vender o motor para um ferro velho. Se estiver lá ainda, pode pegar o comedor de gasolina pra ti!!! De novo quase tive um troço, fui direto lá e peguei o motor. 
                          Moral da história: "Se a coisa é para ser tua, vai ser!"
Na semana que foi pintado, a melhor parte de uma reforma! A montagem

A meu ver ficou muito bonito

Que rodas hein?


De perfil. Sabem que ao meu ver, a visão mais bonita do Dart é a da lateral traseira, enorme, esbelta. A coluna do teto se encaixa harmoniosamente a lateral, nasceram um para o outro! 


Mas a traseira é linda também!!

Que perfil hein? Lá atras na garagem provisoria, o meu Ford-V8-F600 militar. Vai ganhar uma postagem futura também
                          Bom voltando ao nosso Dart, resolvi que iria deixar o motor zero na minha pequena coleção de peças de dodge, e reformar o do Dart mesmo, afinal era um motor totalmente STD e pegaria uma ótima retífica. E assim foi!
                          No final do ano de 2002 o motor estava retificado e colocado no seu lugar. Aí começou a outra fase e diga-se de passagem, foi bem lenta.
                          O Dart acabou sendo finalizado as vésperas do casamento do meu irmão Diogo, de tanta pressão que a minha cunhada Fernanda (noiva) fez. Pois ela queria ir com ele na igreja. Deu tudo certo, graças ao bom Deus!!

Quase pronto, só faltando alguns detalhes para ganhar as ruas


Pronto para levar a noiva



Minha sobrinha Marina, louca para sair fritando!
                           E assim, por hora, termina as histórias do Dart.
                           Na minha proxima postagem vou falar sobre um Charger RT 1978,Castanho Tripoli (Código de plaqueta -PT4-) que comprei exatos vinte e dois dias depois do Dart Capri. No ano de 1986.  

21 comentários:

  1. Cuti!!!! Que pintura lisa! E que história a do motor zero! O carro ficou muito bonito e de bom gosto! Concordo contigo: se é pra ser, será. Foi a mesma história que tive com meu charger. Conheci o carro em 2002, fiquei amigo do dono, ele quase vendeu o carro em 2006 para outro ( eu não tinha$) mas o negócio melou. Em 2009, finalmente, o carro veio para mim, numa negociação excelente para os dois lados.

    Muito legal poder ler estas histórias, muito bom mesmo!

    Grande abraço ! Vital

    PS: concordo contigo: a lateral do dodge 2p é algo sensacional!!!! E Dodge é carro para a despedida de solteiro, hahaha !!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Cuti!

    Meu nome é Maurício, resido na cidade de São Leopoldo/RS e venho visitando o seu blog já faz alguns dias.
    Quero dar os parabéns pela sua iniciativa e também por você compartilhar todas essas histórias fantásticas com todos nós.
    Sou amigo do Mário Buzian que esteve lhe visitando alguns dias atrás e também do Sr. Danilo Michel, o qual você enviou as cópias da reportagem publicada em jornal para o Mário.
    Convido você quando possível é claro a se encontrar com a nossa turma de Novo Hamburgo que também gosta bastante dos Dodges assim como você.
    Vou deixar logo abaixo o link do meu blog, o Showroom Imagens do Passado, para que você possa fazer uma visita e ver o trabalho desenvolvido por lá.
    Mais uma vez agradeço você por estar compartilhando todas essas grandes histórias conosco.
    Aguardo sua visita no blog, pois o seu já está entre os meus favoritos e é de visita diária.

    Att: Maurício de Andrade Silveira
    Administrador do Blog Showroom Imagens do Passado.

    http://showroomimagensdopassado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Fala Vital!! Ficou bonito mesmo o Dartão. As vezes a gente corre atras e não vem o que desejamos, mas quando é pra ser nosso vem! Agradeço o comentario. Abração

    ResponderExcluir
  4. Cuti,

    Parabéns, o Dartão ficou lindo!!!!!
    Essa história do motor tbm foi fantástica......grande lição para não desistir NUNCA!!

    abs!!

    Edu Martins

    ResponderExcluir
  5. Mauricio, obrigado por visitar o blog e muito mais obrigado pelo convite. Já expliquei para o Mário, fim de semana é complicado pra mim por causa do clube de tiro, mas não vai faltar oportunidade. Conheço o teu blog, seguidamente o visito. Que bom que gostas também das historias, é muito bom compartilhar com voces. Grande abraço Cuti

    ResponderExcluir
  6. Edu, obrigado pelo Dartão! Pela visita também. Abração

    ResponderExcluir
  7. É Cuti, quando é pra ser será!
    Estou tentando comprar um rt a tanto tempo que já até perdi a conta (mais não a esperança)!
    Sempre alguma coisa dava errado, e agora a faculdade, os preços.........sem comentarios.
    E num é que a algum tempo num me aparece um Dart que ninguém dava nada para ele! E tá aqui comigo , motor revisado docs em dia só esperando a vez para ir para a funilaria!
    Quanto ao rt to tranquilo, como o Mario Buzian me disse: um dia um chassis me escolhe!

    ResponderExcluir
  8. Excelente a história do motor!!!!!!!!!!

    O Dartão também ficou muito bonito!!!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Cuti,

    Esse eu tive a sorte de ver bem de perto !!
    E posso garantir, ficou SENSACIONAL !!!
    Merece (e muito !!!) o seu dono...
    Quero ver essa viatura roncando forte no asfalto e nos nossos encontros, hein ??
    E claro, fazer uma sessão de fotos com o seu sucessor, o Dart Bicudão...
    Meus parabéns por tudo e o meu muito obrigado pela grande acolhida, meu amigo !!

    ResponderExcluir
  10. Cuti, belo tom de azul! Seu carro me lembrou o Charger azul do filme Christine. Ele tinha rodas magnum também.....Não sei se vc ja viu este filme, caso não, vale a dica.
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Prezado Max, vi o filme sim, por acaso semana passada assinti novamente. O Charger do filme é sem dúvida uma ispiração. Lembro quando olhei o filme pela primeira vez, fiquei vidrado no carro. Abraço

    ResponderExcluir
  12. Cuti, achei seu blog por acaso cerca de uma semana atrás. Li do seu primeiro carro até aqui sem parar. Ótimas hístorias, e da pra rir bastante imaginando algumas das situações.
    Completei 17 anos agora em Fevereiro, e meu tio tem um Charger R/T 1978 Azul Capri que acompanhei na restauração, não vejo a hora de comprar um para mim. Eu sempre fui apaixonado por carros antigos, mas eu preferia o Maverick GT, quando andei no Dodge do meu tio... Mudei de opinião, confortável, forte, janelas sem coluna, lindo. Enfim, me passe o seu e-mail, que quando eu ver o Charger denovo bato umas fotos e te mando. Abração!

    ResponderExcluir
  13. Prezado Augusto, obrigado por visitar o blog. O Charger 78 Azul capri é um dos mais bonitos. Vou ficar esperando as fotos. e-mail cuti70@bol.com.br Abraço

    ResponderExcluir
  14. Cuti, estou a trabalho no Mexico esta semana e mesmo aqui não ha 1 dia que não acesso seu blog para ver se tem novidade !!! hhhahaha !! Depois vou te mandar umas fotos de dodges Mexicanos para vc conhecer, tenho um monte de fotos !!

    Um abraço

    Edu Coxinha

    ResponderExcluir
  15. Eduardo,vou ficar esperando as fotos !! Te cuida aí meu guri!! Abração

    ResponderExcluir
  16. Cuti, esse F600 militar é nacional ? Você já teve algum caminhão Dodge também? abraços amigo!

    ResponderExcluir
  17. Vital, é nacional sim. Ford V8 292. 6X6. Quase comprei um D700 V8 em um leilão do exército, mas não deu. Esto atras de uma D100 mas não tá fácil de achar.

    ResponderExcluir
  18. Cuti,

    Mais uma coincidência das nossas histórias ... Comprei há anos atrás um motor Emi-Sul que havia sido doado para a Escola de Engenharia de Itajubá-MG ...
    Era um motor 0km, mas em algum momento deixaram ele tomar chuva e em um dos cilindros entrou água ... Resultado: o motor precisou ser todo feito, mas hoje está no meu Regente 69 ... O motor deve ter rodados uns 10 km até hoje ... kkkk

    Abraços,
    Badolato

    ResponderExcluir
  19. sair fritando so se engatar o magnum no reboque!!!! haahhah beiijos Derba, que historias, te amo!!!! Tati

    ResponderExcluir
  20. Guri, que coisa mais lisa a lateral deste Dart! Você deve ser um funileiro de primeiríssima! Que espelho a lateral traseira! abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vital
      Obrigado, mas nem é tanto assim! O carro é que é muito bom, aí fica fácil pra qualquer um.
      Abração
      Cuti

      Excluir