terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dodge Polara 1800

                O  Dodginho era do meu amigo Eraldo Canani. Logo que ele o comprou fiz a pintura do mesmo. Em alguns meses após ficar pronto, o carro fundiu o motor  e o Eraldo acabou por comprar um DKW, me passando o Dodge 1800 em troca da pintura do DKW e um saldo que havia ficado do Dodginho.

PLAQUETA DO DODGE
               Até então nunca tinha tido a intenção de ter um Polara, mas como costumo dizer, as coisas se apresentam na vida da gente, muitas vezes sem querermos.
                A princípio pensei logo em desmanchar o Dodginho e vende-lo em peças. De pronto apareceram compradores para algumas peças.  Vendi o motor e algumas outras miudezas do carro. Como o carro estava com a aparência boa e por algum tempo nâo negociei outras peças, tive a idéia de  fazer  um Hot. Na época já tinha alguns motores de Dodge 318 e caixas de 4 e 3 marchas guardadas, então peguei um motor PS de Charger e apartir deste momento comecei a preparar o cofre do motor do Polara para acoplar o 318-V8 do Charger.
                Foi um trabalho bem lento, pois fazia somente quando  não tinha outras coisas por fazer. Depois de meses , tinha recortado o cofre do motor  e feito os suportes de sustentação do novo motor. Quando esta primeira etapa foi concluida, foi colocado o motor no lugar.
                O próximo passo foi partir para a colocação da caixa de câmbio e o eixo cardã. Etapa esta que também me roubou bastante tempo, pois tive que fazer mudanças significativas na parte interna do carro, para a perfeita adaptação dos pedais de acelerador, freio e embreagem. Tudo foi trocado de lugar  por falta de espaço.
                Tudo isto pronto, ficou faltando adaptar o diferencial do Charger, colocar radiador, refazer e reforçar toda a suspensão e freios e também reforçar as longarinas do carro.
                 Mas o tempo foi passando e muito trabalho aparecendo e o projéto foi ficando parado. Neste meio tempo acabei vendendo algumas outras peças do Dodginho, como por exemplo o diferencial original, para choques, lanternas traseiras entre outras peças.



FOTOS TIRADAS DA REVISTA 4RODAS
                 Tinham várias pessoas que sabiam e aguardavam a finalização do projeto, mas quis o destino que o processo não fosse concluido e acabasse ficando tudo guardado apenas nas minhas lembranças, que digo com propriedade, que termpo bom aquele!
                 Infelizmente não tirei fotos e deste carro  acabou me sobrando apenas a plaqueta de identificação. Que guardo até hoje.   Eraldo, me passa umas fotos do Dodginho se tiveres!!
                 Acabei por abandonar todo o  projeto, não sei se por desinteresse ou por falta de tempo. Vendi a carroceria do 1800 para um cara de Porto Alegre, que na época,  me garantiu que iria terminar o meu projéto. Mas nunca mais tive notícias deste carro. Sei que hoje em dia tem gente fazendo o que eu tentei fazer na época. 
                  Na próxima postagem meu primeiro Galaxie, um Landau 1976 azul.       

14 comentários:

  1. QUe pena o fim que deu esse Dodge

    ResponderExcluir
  2. É verdade Jonas, pena que este tempo não volta mais. Obrigado pelo comentario. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá acabei encontrado seu blog por acaso, estava procurando por noticias de um amigo meu da época que morei em Taquara que por coincidência era irmão do seu amigo Alnei, o Lu, acabei lendo todas as suas postagens e achei muito legal seus relatos. Um grande abraço e parabéns por esta sua iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Caro Leonardo, a internet torna o mundo bem pequenpo mesmo hein? Faz muito tempo que eu não vejo o Lu, a mãe dele, dna. Loiri, vejo quase todas as semanas no centro. Muito obrigado por participar do blog. Se quiseres me mande um e-mai, vou tentar saber noticias do Lu. cuti70@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. que massa esse post! aulas de mecanica por internet entao nem se fala!

    ResponderExcluir
  6. OLá Cuti70,

    Tenho um blog sobre Polaras - http://dodgepolara1800.blogspot.com/
    e gostarioa muito de publicar sua história lá. Vc me autoriza?

    Abs,

    Marcos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Marcos, obrigado pela visita. Tu diz publicar a história do meu Dodge 1800 ? Pode sim. Abração Cuti

    ResponderExcluir
  8. Obrigado amigo Cuti70, publicarei sua história e darei o credito a seu blog. muito legal sua iniciativa...

    abs!

    ResponderExcluir
  9. acabei de ganhar um dodginho do tio da minha esposa e quero restaurar ele, mas ele esta com o motor fundido e algumas ferrugens , quem souber de peças para o motor , mande email p mim por favor ai galera... bom desde já agradeço e segue contato... wadsonhumberto@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Gostaria de saber a regulagem de valvulas do Dodge polara 1800

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Gostaria de saber a regulagem de valvulas do Dodge polara 1800

    ResponderExcluir
  12. Rafael, segue as folgas
    Admissão 0,20mm com motor quente e Motor frio 0,25mm
    Escape 0,40mm com motor quente e Motor frio 0,46mm

    ResponderExcluir
  13. pessoal quem estiver com problemas na maquina de vidro da porta do polara vai a dica que serve com pequenas adaptacoes a maquina de vidro da C14 que alem de mais barata deu certinho no doginho ;;

    ResponderExcluir