Uma frase que vou usar para denominar este Maverick, foi uma que, no final dos anos 80, se tornou corrente pela gurizada noturna de Taquara. Terror das madrugadas!
Este carro era de um cliente meu, da cidade de Santa Maria-RS, este, tinha mais outros dois dodges, nos quais eu fazia manutenção periódica. Este cliente tinha herdado do sogro o Maverick quando o mesmo faleceu. Como o carro tinha ficado por alguns anos abandonado em uma garagem, estava em um estado bem ruim, caixa hidramática fundida, podres em vários pontos da lataria e motor parado à vários anos. Este senhor, como não tinha onde guardá-lo, combinou comigo e me deixou o carro por algum tempo, para que eu o vendesse.
O tempo foi passando mas ninguém se interessava pelo Maverick, primeiro por ser de 4portas e depois por estar com a caixa ruim. Com o passar dos meses o proprietário foi perdendo ainda mais o interesse pelo carro, até o dia em que fiquei com o Maverick em troca de serviços prestados em seus outros carros. Deixei o carro parado por mais uns dois anos na oficina, como não conseguia vende-lo, resolvi que faria o mesmo funcionar nas minha horas vagas.
Eu, particularmente, nunca gostei do Maverick Sedan, mas como este tinha motor V8 de fábrica, resolvi dar-lhe uma sobre vida.
Passaran-se mais alguns meses até que o mesmo funcionou. Na época, lembro que até me surpreendi com o andar macio deste Maverick. Acho eu que foi um carro muito pouco rodado, provavelmente foi abandonado muito cedo em um galpão. Eu achava ele horrível e desengonçado, parece um mini Galaxie, é bem estranho. A mulherada então, acham um monstro de sete cabeças! Para um guri novo,que está na ativa, com certeza não era o carro indicado para caça. Mas , tem (péssimo) gosto para tudo, se não fosse assim, o Brasil não estaria tão cheio de Hyundais, Kias , "Jacas"e por aí vai!!
Bueno, com o monstro funcionando, comecei a sair com ele uma ou duas vezes por mês, sempre à noite, e durante a semana. A mecânica dele tinha ficado tão boa e suave que dava gosto de andar. Sempre que saía, esmerilhava o coitado, sem dó e nem piedade! Em pouco tempo a sociedade noturna de Taquara conhecia a fama do Maverick V8 Sedan.
Como as saidas com ele eram raras, ou seja, no máximo umas duas vezes por mês, quando saía, era para queimar pneus. Na época tinha um barzinho no centro de Taquara, não era bem um bar, era um xis. Neste, se juntava uma gambazada até altas horas da madrugada. Se aglomerava uma multidão de pessoas para beber, trovar e também por diversas vezes fechava o pau. Seguidamente voavam cadeiras e mesas para tudo que era lugar, um legítimo inferninho!
Eu mesmo nunca frequentei este bolicho, ficava em outros lugares com minha turma de amigos ou sozinho. Quando eu percebia que o xis estava com um clima propício, ia para casa e pegava o Maverick. Então, sorrateiramente e silenciosamente, eu aparecia com o Maverick por lá. A aparição era sempre depois da meia noite, em torno das duas horas da madrugada. É que depois deste horário, sumiam as viaturas da polícia, não se encontrava sequer mais um brigadiano pelo resto da madrugada, isto ia até por volta das seis e meia ou sete da manhã.
Bueno, quando eu entrava na rua com o carro, a multidão já começava a gritar:"- Lá vem ele, la vem ele". Eu adorava aquilo!! Parava na frente do barzinho, a multidão berrando como um bando de araquãns, e o show começava. A fumaceira de borracha se alastrava como fofóca na boca do povo!! Como é bom de fazer fumaça com um carro hidramático!! É so alegria! Ficava dando o espetáculo por alguns minutos e depois saia silenciosamente. Desaparecia sorrateiramente, tal qual aparecia. Ia pra casa, pegava outro carro e passava por lá para escutar os comentários, que viravam o fóco principal do resto da noite.
Quase ninguém daquela gente me conhecia, e isto é o mais bacana. Todo mundo se perguntava:"-Quem é esse maluco??. De onde saiu este Maverick??" Eu dava risada!
Quase ninguém daquela gente me conhecia, e isto é o mais bacana. Todo mundo se perguntava:"-Quem é esse maluco??. De onde saiu este Maverick??" Eu dava risada!
Com o tempo, a brincadeira começou a ficar conhecida na cidade como a festa do Maverick 4 portas. Também, minha identidade começou a vazar, pois sempre haviam algumas pessoas no meio da multidão que me conheciam, então , em pouco tempo, alguns caras me perguntavam na rua quando seria a próxima aparição.
O espetáculo então começou a se estender por outros lugares. Na frente do Clube Comercial de Taquara, nas esquinas, enfim, em todos os lugares onde tinham pessoas aglomeradas e que gritavam pronunciando a palavra mágica:"-Fumaça!!" Esta fase se estendeu por mais ou menos um ano, parei quando comecei a escutar boatos da polícia querendo pegar o Maverick bandido! O Sedan nunca mais saiu de madrugada!
Como o carro era muito gostoso de andar, e tinha passado por uma longa bateria de testes sem estragar, por diversas vezes fui para a faculdade com ele! Nestas idas, depois da aula, ia para o centro de São Leopoldo e ficava rodando até de madrugada. Confesso à vocês que o carro era bom, mas eu tinha vergonha de andar com ele na época. Se fosse hoje, iria até em casamento! Mas naquela época eu gostava só de dodge mesmo, meu gosto não era nada eclético!
Como o carro era muito gostoso de andar, e tinha passado por uma longa bateria de testes sem estragar, por diversas vezes fui para a faculdade com ele! Nestas idas, depois da aula, ia para o centro de São Leopoldo e ficava rodando até de madrugada. Confesso à vocês que o carro era bom, mas eu tinha vergonha de andar com ele na época. Se fosse hoje, iria até em casamento! Mas naquela época eu gostava só de dodge mesmo, meu gosto não era nada eclético!
Bom, o tempo foi passando e acabei por deixar o Maverick de lado novamente. Ficou por um longo tempo atirado no fundo da garagem. Até que certa vez apareceu um cliente interessado na caixa, e como a caixa hidramática era nova, tinha sido toda reformada, foi vendida para um galaxie de um cliente. O motor e o diferencial foram igualmente vendidos para serem colocados em um Maverick 4 cilindros. Alguns meses depois vendi o teto dele para um senhor, apaixonado por Mavericks Sedans, que tinha recentemente comprado um Maverick Sedan capotado. Resumindo, a lenda morreu em meus braços!
Na próxima postagem, Magnum 1979, azul estelar.
Cuti, você não acredita na coincidência! Quinta feira, ao ir trabalhar (fui de metrô) o que vejo estacionado perto da estação Santa Cruz? Um Maverick sedan azul regata com teto de vinil !!! Com um senhor dentro, esperando alguém. Carro de uso, um pouco ondulado, pintado sem ser taqueado. Mas uma cena muito rara, até para os anos 80. Essa configuração e cor. E era o carro de uso do sujeito, pois estava com umas calotas de plástico horrorosas.
ResponderExcluirMas acho que não era V8...
abraços!
Vital
ResponderExcluirTá acordando cedo hein???
Cara, realmente era cena difícil nos anos 90, imagina hoje em dia! Mas é bom pra gente ver que ainda tem algumas raridades perdidas por aí!
Abraço
Cuti, não conhecia esse seu lado maloqueiro, rsrsrsrs. Tocava o terro nas noites de Taquara. Boa história!
ResponderExcluirNunca tive coragem de fazer fumaça com carro hidramático, fico com medo de estragar alguma coisa.
Inté!
Tenho um amigo que prefere o Maverick 4 portas, incusive seus 2 Mavericks são SL 4pts V8.
ResponderExcluirEu confesso que não gostava, mas quando vi ao vivo mudei de idéia. Ele é estranho a primeira vista, pois é bem diferente do cupê, é mais comprido e tal, mas também tem um belo desenho, o teto é bem legal...
Eu fico imginando as vezes como seria um Maverick 2 portas com o teto de um 4 portas, ficaria um Maverick hardtop, lembrando o 'Cuda...
Li em algum lugar que a Ford deve ter tido um grande prejuízo por fabricar o Maverick 4pts, pois seu entre-eixos é maior, e praticamente só compartilhava a frente e detalhes com o cupê. Foram fabricadas apenas umas 10 mil unidades.
Leroi
ResponderExcluirJá fiz quase tudo nesta vida, andei com tudo que é tipo de gente e em tudo que foi lugar! Dizem por aí que para poder falar de algo, é preciso ter vivido no meio!Bom, posso dizer que aproveitei bem a vida até aqui, kkkkk
Quanto a fumaça em hidramáticos, é só ter o cuidado de deixar a alavanca na posição 1, o resto é brinquedo!
Abração
Cuti
Caro Vitor Castro
ResponderExcluirEm primeiro lugar, obrigado pelo comentário!!
Com certeza que o Maverick 4P tem sua legião de fãs! Como descrevi na narrativa, na época tinha até vergonha, mas hoje vou até em casamentos se tivesse um!!
Nunca tinha imaginado um duas portas com teto de quatro, com certeza ficaria parecido com um Cuda. Já li a respeito do prejuizo da Ford com os 4p, hoje estão cada vez mais raros!
Grande abraço amigo
cUTI
Cuti,
ResponderExcluirÉ impressionante como os MAverick Sedan nunca tiveram muito valor comercial !! Meu sogro conta que em fins de 1975 ele devolveu o Charger R/T vermelho hidramático que era da frota da Chrysler e viu que já era hora de trocar o seu "seminovo" Maverick SL 73 V8 amarelo tarumã que ele tinha comprado zero km...Seu Arno Berwanger dono da Ford Novocar tinha um cliente firme no Maveco amarelo usado do meu sogro, mas em contrapartida não tinha outro cupê zero km. para vender, então deixou com ele um SL Sedan novo, do ano, completo com ar condicionado e caixa automática, se eu não me engano verde metálico...Pois bem, meu sogro passou a virada do ano com ele e duas semanas depois foi lá na concessionária e DEVOLVEU o Sedan, dizendo que o carro era muito ruim, lento e desconfortável...E mais, ameaçou Seu Arno de ir à loja da Chrysler e comprar um Dodge, caso ele ão arrumasse outro Ford V8 pra ele !! Seu Arno correu contra o relógio e mandou faturar um lindo LTD creme com vinil e interno pretos, completaço, a troco do Sedan e nunca mais meu sogro queis saber de Maverick 4 portas !!! Mais alguns meses e ele deu o seu outro LTD, ano 69 e azul náutico, hidramático, num novíssimo Maverick LDO mod. 77 champagne com interno marrom, também topline, com 302, rodas mangels raiadas, ar, direção e mais uns venenos...Nesse carro ele caprichou (e seria seu íltimo Maverick), e mandou instalar na loja um jogo de emblemas do modelo de 4 cilindros...
A gozação era muito melhor quando um pretenso dono de Opala via aquele carro de senhor, com um quase vovozinho ao volante, acelerando só pra chamar a atenção, nas sinaleiras...Na arrancada ele deixava o carro-adversario sumir na frente e depois ele engolia o cara com gosto...
Cuti eu particulatmente nao curto muito Maverick..a unica configuracao que me agrada e coupe preto com rodas pretas e calotinhas centrais dog dish!! Hehehe
ResponderExcluirFico imaginando a cidade inteira comentando do "Bandido do Maverick" kkkkkkk show de bola!!!
Mas pra mim se fosse pra ter um Ford seria um Galaxie 292 !!! Tenho monhas ressalvas com esse 302!
Abraco
Coxinha
Marião
ResponderExcluirO teu sogro foi um cara que aproveitou bem a época de ouro da nossa industria nacional, hein?? E também sabia o que era bom, o homem só tinha coisa boa!!!
Mas falando no seu Arno, da Novocar, certa vez eu e um amigo, ao invés de irmos para a faculdade, fomos até lá para olhar os usados da agência. Eles tinham um maverick SL sedan, V8, acho que ano 75,76, não sei,muito inteiro, e faziam qualquer proposta para à venda. Falamos com o vendedor ele nos contou que o carro tinha entrado por quase nada na troca por um Galaxie, e venderiam ele por um preço ate inferior ao que foi pago, só para se livrar do sedan! Que carro que não valia nada, hein tchê??
Abração
Cuti
Grande Edu Coxinha!!
ResponderExcluirTu não é o único meu camarada!! Mas o cupe é sensacional!!
Foi uma época muto boa pra mim, tenho muita saudade!
Nem se compara, o 292 é muito melhor que o 302. Quem gosta de 302 é mecânico!! kkkkkk
Abração
Cuti
Graaaaaande Cuti,
ResponderExcluirIndiana Jones dos pampas.....agora também MAD MAX de Taquara hahahahahahahaha sensacional!!!!!
Confesso que não gostava de Mavericks........depois que um amigo comprou um 74 V8 laranja, impecável e comecei a pegar umas caronas nele......olha gostei do bichao!!!!
Sabes de algum problema de superaquecimento nesses V8 302 ford???
Grande abraço!!
Edu Silva
Edu Silva, meu amigo!!
ResponderExcluirCara, eu eu sempre gostei destes carros, acho a linha do maverick muito bonita, o torque do motor é ótimo e ele tem uma boa dirigibilidade.
Tem muita gente que fala em superaquecimento do motor, eu nunca vi!! Nem nos meus carros nem dos meus clientes. Tem uma matéria da 4rodas, lá de 82 ou 83, em que se criou uma polêmica a este respeito. Os caras da revista tinham um Maverick V8, viajavam toda semana de SP para RJ e vice versa. Contaram que seguidamente andavam uma boa parte do trajeto a 170km/h, sem esquentar. Eu sei que tanto o Galaxie como o Maverick, tem radiadores pequenos, e se não for feita uma manutenção preventiva, qualquer carro esquenta.Pra mim foi uma lenda criada em cima de casos isolados!! Intriga da oposição (dodgeiros) kkkkkk
Obrigado pelo comentario
Abraçào
Cuti
Cuti, agora vc me deixou com dúvida. Pq o 292 é melhor que o 302? O que ouço falar é o contrário.
ResponderExcluirPs: não tenho nenhum dos dois motores.
Inté!
Leroi
ResponderExcluirA única vantagem que o 302 leva é no torque e potencia! Perde em durabilidade, economia,custo de manutenção, resistência,pode ser retificado várias vezes, inclusive com troca por pistões de maior diâmetro sem riscos, etc, etc etc... o que não é o caso do 302
Abração
Graaaaaande Cuti!
ResponderExcluirAmigo, esqueci de comentar......você não acha que o câmbio de 4 MARCHAS do Maverick (manual e com o escalonamento original) dá uma estrangulada na performance (de final) do motor V8 302 na estrada??? (lembrei da sua história do racha com o Opalão kkk...)
Digo isso pois pegamos a estrada com o Mavecão (a uma velocidade de 140 km/h) e achamos que por ser um V8 302 com torque mostro o giro fica muito alto....
Ou os projetistas não souberam escalonar o câmbio corretamente para esse motor (priorizando a condução no anda e para das cidades) ou foi questão de custo ou só pode ser pelo fato de na época não haver no Brasil uma estradas decentes para andar em altas velocidades....
Pensando bem, pode ser todas essas alternativas mesmo! rsrs
Abraço!!
Edu Silva
Fala Edu Silva
ResponderExcluirCom certeza, se tivesse uma caixa de 5 marchas seria bem melhor! Agora, tem que ver se este Maverick do teu amigo está com a relação do diferencial original do V8 (3,07/1). Porque eu conheço vários aí que encurtaram a relação para ter uma melhr arrancada.
A caixa de 4m, mecânica, a relação final é direta, ou seja, 1/1, a mesma do dodge.
Quanto ao torque do Maverick, é um assombro mesmo!! Arranca em segunda como se fosse primeira, poderia ser mais escalonada a caixa. O certo seria colocar a relação do diferencial do Maverick V8 automático,fica muito bom para a estrada.
Abração
Cuti
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGraaaaaande Cuti,
ResponderExcluirObrigado pelas dicas!!!
Vou conversar com meu amigo a respeito para ele passar o pente fino no carro dele!. Já podes me enviar a cobrança pelo teu serviço de consultoria on-line rsrsrsr!!!!
Abraço
Edu Silva
Fala Edu!!
ResponderExcluirTem grande possibilidade de terem reduzido o diferencial, se for, é só trocar a coroa e pinhão.
Que é isso meu amigo!! Se precisar é só fazer consulta on-line kkkkkkkkkkkkkkkkk
Abração
Caro Cuti, suas histórias são incríveis, e infelizmente pessoas como você que viveram intensamente esses carros nos anos 80 e 90 estão quase em extinção hoje, quando Dodge, Maverick e outros carros são de pessoas extremamente dedicadas à impor a ditadura do clube do frisinho.
ResponderExcluirPara mim, V8 tem que andar, e andar bem.
Um grande abraço irmão
Amigão Irivam
ResponderExcluircara, obrigado pela consideração, ate acho que tu tens razão em certo ponto. Dificilmente nos dias de hoje alguém usa estes carros no dia a dia.
Domingo passado, (2/10)resolvi que iria fazer uma viagem de dodge. Então esta semana comecei a dar um trato em um charger 77 que eu tenho. Primeira coisa foi pagar os documentos atrasados. O carro tá parado à 8 anos na garagem.
Tirei o motor ontem,para troca de embreagem e selos, bomba d`água e gasolina. Depois vou dar uma revisada na suspensão e pronto.
Em dez dias quero dar uma percorrida de uma semana pelo estado. Calculo em torno de uns 2000km.
Abração
Cuti
Estou usando no dia-a-dia, HUHAHUAUHAUHAUHA.
ResponderExcluirTá fazendo 4km por litro. O melhor são as perguntas que escuto, invariavelmente, todo dia.
- É 4 ou 6?
- Deve andar bem, mas beeeeeebe.
- Ainda acha peças?
- Quanto custa? (essa é a pior de todas).
Inté!
Eita, agora sim, o lendário Charger que era guiado por uma mulher em Taquara vai Rodar novamente. Algumas vezes eu via ele rodando;
ResponderExcluirLeroi
ResponderExcluirSó dando risada mesmo, né?? E a exclamação clássica tu ainda não escutou?? "BÁÁ, BONITO TEU GALAX HEIN???" Kakakakakakka!!!
Té mais!
Cuti
Fala Jacson!!
ResponderExcluirTá sumido visinho???? Não apareceu mais no blog!! Diogo me disse que falou contigo esta semana, combinando um churras!! Vamos armar!!
Vai sair, sim!! Em breve o Charcer Veneza volta as ruas. Tô ansioso!!
Abração
Cuti
Cuti, esse maverick chegando na surdina e depois queimando o chão deveria ser uma cena típica do Christine. Imagina só se os vidros fossem escurecidos.....que medo!
ResponderExcluirabraço.
Max
ResponderExcluirProvavelmente dava medo mesmo! Tudo que eu queria era poder assistir uma cena dessas, que alguém fizesse algo parecido pra que eu pudesse olhar kakakakaka
Abração
Por enquanto a do Galaxie não, só a do Opala. E tem gente que ainda fala assim: eu tinha um Opalão igual a este! HUAHUAHUAHHUAUHAUHAHUHUA.
ResponderExcluirQuando teremos post novo?
Leroi
ResponderExcluirMeu deus do céu!!! Opalão???????? Fica quieto!!
Tô terminando, acho que amanhã sai
Abração